Içara: avaliação de indicadores de saúde sobem 306% em 20 meses

Por: OCP News Criciúma

10/10/2022 - 18:10 - Atualizada em: 10/10/2022 - 18:29

O Programa Previne Brasil, instituído em 2019 pelo Governo federal, tem como objetivo avaliar indicadores de saúde dos municípios. Isso acontece a cada quatro meses. Em Içara, o resultado mostra que os índices passaram de 2,7 para 8,27, do início de 2021 até agosto de 2022, ou seja, um aumento de 306%. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (7).

 

“De nada adianta a cidade crescer em números se a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem não for boa. Os números do Previne Brasil mostram que a atenção primária, que é a porta de entrada do cidadão à rede pública de saúde, tem cumprido o papel de proporcionar um cuidado especial aos içarenses com excelência. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

 

“Percebemos um crescimento forte e rápido mostrando, exatamente, a eficiência do trabalho prestado e isso reflete diretamente na melhora da saúde pública, no cuidado ao cidadão e no cuidado às condicionantes de saúde. Estamos felizes, pois isso representa um time unido e coordenações competentes que fazem com as metas sejam atingidas”, concluiu o secretário de Saúde, Sandro Ressler.

 

Os indicadores de avaliação do Previne Brasil são: Pré-natal (consultas), Pré-Natal (Sífilis/HIV), Gestantes/saúde bucal, Cobertura Citopatológico, Cobertura Pólio e Penta, Hipertensão (PA aferida) e Diabetes (Hemoglobina Glicada).