Hospital São José lança campanha para incentivar doação de recursos via Imposto de Renda Pessoa Física

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

24/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 24/04/2024 - 17:01

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, lançou uma campanha de arrecadação de recursos via Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Chamada de “3% + 3% = mil“, a campanha visa alcançar mil doadores dispostos a doar 3% do IRPF por meio do Fundo dos Direitos do Idoso mais 3% pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

O coordenador de Captação de Recursos do hospital, Jeferson Ferrari, explica que toda pessoa física que faz a sua declaração de Imposto de Renda e opta pelo ‘modo completo’ pode fazer a doação. “E não importa se a pessoa tem IR para pagar ou a restituir. Em ambos os casos é possível ser um doador e sem nenhum custo extra”.

A doação é realizada dentro do sistema de declaração do IR, no site da Receita Federal (veja o passo a passo abaixo), onde o declarante tem a opção de doar o recurso para o FIA e para o Fundo do Idoso.

Equipe de captação de recursos do hospital orienta interessados

“Como é um processo que nem todos conhecem, sugerimos que os interessados em doar procurem o hospital, onde nós temos uma equipe responsável pela captação de recursos que dará toda a orientação e suporte, explicando de que forma a pessoa faz a doação, porque o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e todo o pagamento é feito dentro do sistema, então não precisa emitir nada, nem repassar o recurso por fora”, detalha Ferrari.

O coordenador de Captação de Recursos, Jeferson Ferrari, explica que os doadores não terão nenhum custo extra ao declarar o IR | Foto: Reprodução

Melhorias na estrutura e aquisição de equipamentos

Jeferson Ferrari informa que o Hospital São José possui os dois projetos aprovados – um por meio do Fundo do Idoso, que recebe 3% do imposto, cujos recursos são utilizados para a contratação de profissionais e investimentos em melhorias da estrutura e dos equipamentos do hospital, e outro por meio do FIA, em que os valores doados serão usados para a compra de um equipamento de Raio X digital novo para atendimento das crianças.

O coordenador observa que nem todos estarão aptos a fazer a doação, porque muitas vezes o declarante faz a declaração simplificada. “Mas o importante é que a gente fale sobre o tema porque o potencial de doação é muito grande. Os interessados em doar também podem consultar o seu contador e ele poderá ajudar, ou entrar em contato com a equipe de captação de recursos do hospital”, destaca Ferrari.

Confira o passo a passo para doar recursos via IRPF

1 – Ao acessar o site da Receita Federal, clique no banner “Meu Imposto de Renda” e, após fazer o login, selecione a opção “por deduções legais”.

2 – Lance os rendimentos e deixe a doação para o final do preenchimento da declaração.

3 – Selecione o menu “fichas da declaração” e, em seguida, “doações diretamente na declaração”.

4 – Escolha a opção “criança e adolescente” e “idoso” e, em seguida, clique em “novo”.

5 – Selecione: 1. Fundo Municipal 2. UF: Santa Catarina 3. Município: [Jaraguá do Sul] 4. Valor: informe o valor da doação, lembrando que este valor deve estar dentro do limite de dedução e é calculado automaticamente pelo programa da Receita Federal.

6 Vá no menu “imprimir” Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA e Darf– Doações Diretamente na Declaração – Idoso.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.