Hospital São José lança campanha para incentivar doação de recursos via Imposto de Renda Pessoa Física

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

24/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 24/04/2024 - 17:01

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, lançou uma campanha de arrecadação de recursos via Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Chamada de “3% + 3% = mil“, a campanha visa alcançar mil doadores dispostos a doar 3% do IRPF por meio do Fundo dos Direitos do Idoso mais 3% pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

O coordenador de Captação de Recursos do hospital, Jeferson Ferrari, explica que toda pessoa física que faz a sua declaração de Imposto de Renda e opta pelo ‘modo completo’ pode fazer a doação. “E não importa se a pessoa tem IR para pagar ou a restituir. Em ambos os casos é possível ser um doador e sem nenhum custo extra”.

A doação é realizada dentro do sistema de declaração do IR, no site da Receita Federal (veja o passo a passo abaixo), onde o declarante tem a opção de doar o recurso para o FIA e para o Fundo do Idoso.

Equipe de captação de recursos do hospital orienta interessados

“Como é um processo que nem todos conhecem, sugerimos que os interessados em doar procurem o hospital, onde nós temos uma equipe responsável pela captação de recursos que dará toda a orientação e suporte, explicando de que forma a pessoa faz a doação, porque o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e todo o pagamento é feito dentro do sistema, então não precisa emitir nada, nem repassar o recurso por fora”, detalha Ferrari.

O coordenador de Captação de Recursos, Jeferson Ferrari, explica que os doadores não terão nenhum custo extra ao declarar o IR | Foto: Reprodução

Melhorias na estrutura e aquisição de equipamentos

Jeferson Ferrari informa que o Hospital São José possui os dois projetos aprovados – um por meio do Fundo do Idoso, que recebe 3% do imposto, cujos recursos são utilizados para a contratação de profissionais e investimentos em melhorias da estrutura e dos equipamentos do hospital, e outro por meio do FIA, em que os valores doados serão usados para a compra de um equipamento de Raio X digital novo para atendimento das crianças.

O coordenador observa que nem todos estarão aptos a fazer a doação, porque muitas vezes o declarante faz a declaração simplificada. “Mas o importante é que a gente fale sobre o tema porque o potencial de doação é muito grande. Os interessados em doar também podem consultar o seu contador e ele poderá ajudar, ou entrar em contato com a equipe de captação de recursos do hospital”, destaca Ferrari.

Confira o passo a passo para doar recursos via IRPF

1 – Ao acessar o site da Receita Federal, clique no banner “Meu Imposto de Renda” e, após fazer o login, selecione a opção “por deduções legais”.

2 – Lance os rendimentos e deixe a doação para o final do preenchimento da declaração.

3 – Selecione o menu “fichas da declaração” e, em seguida, “doações diretamente na declaração”.

4 – Escolha a opção “criança e adolescente” e “idoso” e, em seguida, clique em “novo”.

5 – Selecione: 1. Fundo Municipal 2. UF: Santa Catarina 3. Município: [Jaraguá do Sul] 4. Valor: informe o valor da doação, lembrando que este valor deve estar dentro do limite de dedução e é calculado automaticamente pelo programa da Receita Federal.

6 Vá no menu “imprimir” Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA e Darf– Doações Diretamente na Declaração – Idoso.