Hospital Nereu Ramos conquista certificação UTI Eficiente em Florianópolis

Foto: Secom-SC/Divulgação

Por: Claudio Costa

09/06/2024 - 09:06 - Atualizada em: 09/06/2024 - 09:41

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, recebeu o Certificado UTI Eficiente, e está entre as UTIs brasileiras com melhor desempenho nos parâmetros de mortalidade hospitalar e utilização de recursos. A certificação foi concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions, na terça-feira (4).

O certificado UTI Eficiente é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que demonstraram alta eficiência no ano anterior, conforme as matrizes de eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor. O certificado tem validade de um ano.

“Fazer parte da direção de um hospital público 100% SUS, onde o corpo clínico, a equipe de enfermagem e a equipe multidisciplinar se dedicam aos pacientes e conseguem oferecer um serviço de excelência reconhecido em todo o país, é motivo de grande orgulho para nós. Se conseguimos salvar vidas e proporcionar uma qualidade de vida elevada aos pacientes em nossa UTI, é porque contamos com uma equipe e uma direção comprometidas, bem como o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde, todos comprometidos com o nosso objetivo de sempre proporcionar bem-estar e qualidade aos pacientes”, afirmou Renata Zomer, diretora do hospital.

A distinção faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que visa melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil, valorizando as UTIs que gerenciam indicadores para alcançar os melhores resultados.

A classificação das UTIs para pacientes adultos que utilizam o sistema Epimed Monitor é baseada em critérios definidos pela AMIB e pela Epimed. Para a certificação, é essencial que as UTIs tenham utilizado a base de dados do sistema Epimed Monitor em todos os trimestres do ano de referência (o ano anterior à concessão da certificação), com um número mínimo de internações conforme o tamanho da UTI e com boa integridade no preenchimento dos dados.

A distinção faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que visa melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil, valorizando as UTIs que gerenciam indicadores para alcançar os melhores resultados.

O projeto é idealizado pela parceria entre a AMIB e EPIMED, e visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no País, fornecendo dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.