Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Hospital Jaraguá reforça a importância da amamentação no Agosto Dourado e destaca atuação do Banco de Leite

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Por: Pedro Leal

15/08/2025 - 20:08 - Atualizada em: 15/08/2025 - 20:23

Agosto é conhecido como Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação para a saúde de bebês e mães. O termo “dourado” simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento essencial para o desenvolvimento infantil nos primeiros meses de vida.

Referência em saúde materno-infantil na região, o Hospital Jaraguá reafirma seu compromisso com essa causa e destaca o trabalho essencial do Banco de Leite Humano (BLH) da instituição.

Escola mais antiga de Jaraguá do Sul comemora 130 anos

O leite materno é o alimento mais completo e adequado para o recém-nascido. Até os seis meses de vida, supre todas as necessidades nutricionais, imunológicas e afetivas da criança, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Também contribui para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e favorece o desenvolvimento muscular e ósseo da face, beneficiando dentição e fala.

Samae vai realizar obra para interligação da rede esgoto neste fim de semana

A amamentação traz ainda benefícios importantes para a mãe: reduz o risco de câncer de mama, ovário e útero, diminui a chance de hemorragia pós-parto, auxilia no controle do peso e fortalece o vínculo afetivo com o bebê.

Banco de Leite: apoio às mães e incentivo à doação

Desde setembro de 2007, o Hospital Jaraguá mantém seu Banco de Leite Humano. Em 2013, recebeu da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) o credenciamento na categoria “OURO”, reconhecimento máximo pela excelência nos processos.

O BLH atua em três frentes:

  • Apoio, acolhimento e incentivo ao aleitamento materno;
  • Coleta e processamento de leite humano doado;
  • Distribuição de leite pasteurizado para recém-nascidos internados na UTI Neonatal e UCI que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza leite excedente, pode se tornar doadora. O processo inclui entrevista, cadastro, exames laboratoriais e orientações sobre coleta e armazenamento. O hospital fornece frascos esterilizados, touca e máscara descartáveis, além de realizar coleta domiciliar mediante agendamento.

Processamento e armazenamento seguro

O leite doado passa por triagem rigorosa: é coletado em recipientes esterilizados, analisado quanto à acidez e presença de impurezas. Apenas as amostras aprovadas seguem para pasteurização, processo que elimina microrganismos patogênicos, e, depois, passam por testes microbiológicos. O leite aprovado é congelado e pode ser mantido por até seis meses no Banco de Leite pasteurizado.

Para uso doméstico, o leite materno pode ser armazenado por até 12 horas na geladeira (na prateleira mais próxima ao congelador) ou por 15 dias no freezer. É fundamental identificar os frascos com data e hora da primeira coleta, além de nunca recongelar leite já descongelado.

Impacto positivo na vida de muitas famílias

Em 2025, o Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá coletou 603 litros e distribuiu 397,4 litros, beneficiando 388 bebês. No mesmo período, 234 mulheres foram doadoras e 331 receptoras, segundo dados da Rede BLH. Cada doação representa um gesto de empatia que salva vidas e oferece um início mais saudável aos recém-nascidos.

Além da coleta, o hospital realiza ações educativas e rodas de conversa com gestantes e puérperas, abordando temas como pega correta, mitos sobre amamentação e manejo de dificuldades, reforçando o cuidado humanizado e integral à saúde da mulher e do bebê.

Como doar?

Mulheres interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá pelo telefone (47) 3274-3053, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).