O Governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira (15), a reforma da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis. A modernização garante mais conforto e segurança aos pacientes atendidos.
“Desde 2023, tivemos muitas mudanças e, cada vez mais, estamos proporcionando qualidade e humanização aos hospitais, não apenas para os servidores, mas também para os pacientes e toda a população catarinense, esse é o nosso objetivo. Estamos ampliando leitos e reformando os hospitais próprios”, destacou a superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, Tatiana Bez Titericz.
Localizada no quarto andar, a unidade recebeu novas mantas vinílicas no piso, recomposição de trincas e fissuras, pintura total, troca de luminárias e instalação do sistema de chamado de enfermagem. A obra incluiu ainda a revitalização dos banheiros, a instalação de mobiliários e quadros elétricos, a readequação do sistema de água quente, a preparação para climatização e a substituição de portas, entre outras melhorias.
O espaço também foi equipado com novos itens adquiridos pelo Estado, como camas, poltronas, mesas de cabeceira e escadas hospitalares, além de materiais recebidos por parceiros, como suportes de soro e mesas de refeição.
A Unidade de Cirurgia Geral conta com 24 leitos de enfermaria e recebe, mensalmente, cerca de 150 pacientes. O setor é integrado às demais áreas de internação e preparado para oferecer suporte integral no período pós-operatório.
“As intervenções realizadas revelaram inúmeros desafios. O maior deles foi manter o hospital em funcionamento, sem interromper a assistência dos pacientes e lidar com os impactos das obras. Mas o resultado é muito positivo: devolver aos pacientes uma estrutura de qualidade, aos servidores e residentes melhores condições de trabalho”, afirmou o diretor do HGCR, Michel Faraco.
O Hospital Governador Celso Ramos também passou a contar com o Centro Integrado de Reabilitação e Fisioterapia Hospitalar (CIRFH). Um espaço equipado para atender pacientes já internados que necessitam de intervenção fisioterapêutica.
As atividades desenvolvidas no ambiente são direcionadas a pacientes neurológicos, ortopédicos e especialmente os idosos. O foco é possibilitar o retorno às atividades regulares, reduzindo as sequelas, e antecipar a alta hospitalar.
“Com o Centro, conseguimos ampliar a atuação da fisioterapia e a cobertura da reabilitação, oferecendo mais recursos e tecnologia aos pacientes. Assim, antecipamos a reabilitação do paciente e consequentemente a sua alta”, salientou a coordenadora do serviço de fisioterapia do HGCR, Patricia La-Bella Marchi Teixeira.
A ação integra um projeto mais amplo, contemplado pelo Conselho Estadual do Idoso, que prevê melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. A expectativa é de que novas etapas sejam implementadas de forma gradual.