Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Hospital Celso Ramos abre duas salas cirúrgicas para triplicar os atendimentos oftalmológicos

Por: Pedro Leal

12/04/2023 - 11:04 - Atualizada em: 12/04/2023 - 11:42

A partir desta quarta-feira (12) a secretaria de Estado da Saúde está ampliando o número de procedimentos cirúrgicos de catarata no Hospital Celso Ramos em Florianópolis. Essa ação faz parte do Mutirão da Saúde que está atuando na redução da fila de espera por cirurgias eletivas em Santa Catarina.

Agora o HCR passa a contar com duas salas exclusivas para atender os procedimentos cirúrgicos no setor de oftalmologia. Anteriormente, o hospital possuía uma sala cirúrgica em que eram realizados de 10 a 15 cirurgias oftalmológicas por semana. Com a ampliação do serviço, a unidade passa a realizar de 25 a 30 cirurgias por semana.

“Hoje estamos reiniciando nosso atendimento no centro cirúrgico ambulatorial. Isso nos dá liberdade de aumentar em até três vezes a mais o volume de cirurgias aos pacientes que estão na fila de espera. Só hoje vamos realizar 20 cirurgias ao longo do dia e os pacientes já recebem alta hoje mesmo”, destacou o chefe do serviço de oftalmologia do HCR, doutor Ernani Luiz Garcia.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, os procedimentos oftalmológicos eram feitos na sala de cirurgia dividindo o mesmo espaço físico com outras especialidades. “Essa é a força tarefa, essa foi a determinação do governador Jorginho para que a gente possa otimizar e adequar nossos hospitais. Nossa missão é garantir a redução do tempo de espera dos pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva no Estado”, destacou a secretária Carmen.

O Governo do Estado investiu R$ 60 mil na reinauguração da nova ala. O projeto de ampliação dos atendimentos faz parte das ações do Mutirão da Saúde. A previsão da secretaria de Estado da Saúde é atender 105 mil pacientes até o mês de agosto. Até essa segunda semana de abril mais de 25 mil cirurgias eletivas foram realizadas desde o início do ano.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).