O Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Idalina Ochôa, no bairro Carianos, transformou um espaço ocioso da unidade em uma horta que vem gerando impactos positivos no cotidiano das crianças. O projeto, iniciado no final de 2023, envolve estudantes de até 6 anos, na plantação e cuidado da horta na unidade.
Cada grupo do NEIM é responsável por um canteiro, sendo oito plantios ao todo, com alimentos como morango, tomate, alface, pepino e beterraba, além de temperos como salsinha e cebolinha.
Esses alimentos, após colhidos, são higienizados e utilizados nas refeições das crianças, garantindo uma alimentação fresca e nutritiva. “Transformamos um espaço antes abandonado em algo lindo e funcional” conta Gipsy Maiara, diretora do NEIM.
Além disso, a horta também conta com composteiras que produzem matéria orgânica, com possibilidade das famílias levarem o composto para casa, expandindo o impacto do projeto para além da unidade.
O projeto é coordenado pela auxiliar de sala readaptada Geruza Nunes, e até setembro deste ano, contou também com a participação de Franciele Américo durante o primeiro semestre.
“Implementar uma horta na unidade, vai além do contato com a natureza, ela promove a consciência e o senso de responsabilidade nas nossas crianças. O mais legal nisso tudo é que elas podem acompanhar todo o processo pois são protagonistas dentro do projeto. É lindo vê-los orgulhosos ao perceberem que suas colheitas estão no buffet para serem consumidos na hora do almoço ou da janta.” afirma a diretora.
Hortas nas unidade educativas
A rede municipal de ensino fomenta a importância da construção de hábitos saudáveis dentro de suas unidades através da implementação de hortas para a comunidade escolar.
Ao todo, são 98 projetos de hortas divididas entre creches e escolas, nas quais os alimentos base são plantados e colhidos internamente em seus canteiros, contando com o protagonismo dos estudantes no processo de produção e colheita.