Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Holanda será representada por modelo trans no Miss Universo 2023

Foto: Reprodução redes sociais

Por: Elisângela Pezzutti

11/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 11/07/2023 - 09:49

Aos 22 anos, a modelo Rikkie Valerie Kollé é a primeira participante transgênero a vencer o Miss Universo Holanda. O resultado foi divulgado neste domingo (9).

Rikkie Valerie é natural de Breda, região Sul do país, e recebeu a coroa das mãos da ganhadora do concurso em 2022, Ona Moody, e da atual Miss Universo, a americana R’Bonney Gabriel.

A primeira trans a disputar o Miss Universo foi a modelo e ativista Angela Ponce, no Miss Espanha 2018. Agora, a jovem holandesa de 22 anos se tornou a segunda mulher trans a ganhar o título para participar da competição mundial – que tem Anne Jakkaphong Jakrajutatip, CEO da JKN Global Group PCL, uma empresa de distribuição de mídia com sede na Tailândia, e defensora dos direitos transgênero, como a dona do concurso internacional de beleza.

“Posso me chamar de Miss Universo Holanda 2023. Foi um processo educativo e maravilhoso. Deixei minha comunidade orgulhosa e mostrei que isso pode ser feito. E sim, sou uma mulher trans e gostaria de compartilhar minha história”, escreveu Rikkie, que também agradeceu a família e aos amigos pelo apoio. Segundo ela, eles são os seus fãs número 1.

“E onde quer que você esteja no mundo, quero estar ao seu lado e ser o exemplo”, finalizou.

O Miss Universo será realizado em dezembro, em El Salvador, e o Brasil será Maria Brechane, do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.