História e revitalização: Praça Ângelo Piazera vai estar pronta até maio

Por: Maria Luiza Venturelli

24/02/2020 - 23:02 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:53

Na área central de Jaraguá do Sul, a Praça Ângelo Piazera é ponto de encontro de muitas pessoas e conta parte da história do município. A prática de esportes, realização de eventos, festividades, comemorações, shows, solenidades e manifestações culturais mostram a importância do espaço.

Foto: Divulgação

Inicialmente o local se chamava Praça da Bandeira, mas foi novamente batizado em 1959, para homenagear o Sr. Ângelo Piazera, que doou as terras para a construção do prédio da administração municipal, a Antiga Prefeitura.

Além do Marco Zero, a praça possui outros elementos históricos, como a Herma do Coronel Emílio Carlos Jourdan, erguida em 1941, e a Efígie de Ângelo Piazera, esculpida em um bloco de mármore e instalada em 2004. Também possui o Totem, um antigo cilindro sem eixo que exercia sua função na secagem de grãos de arroz e é o marco simbólico do Museu.

Na praça continuam preservados quatro postes originais da década de 1940. Além disso, o local também é palco da instalação do Schützenbaum – Árvore dos Atiradores – no período em que acontece anualmente a Schützenfest. É um tronco enfeitado e simboliza a intenção que a festa seja realizada com alegria e motivada pela confraternização entre os participantes.

No momento, a praça passa por uma etapa de obras de requalificação. A equipe da empresa Paleta Engenharia e Construções Ltda, responsável pelo serviço, colocou tapumes no local e isolou a área.

O projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, compreende 5,2 mil metros quadrados de intervenção paisagística e outros 640 metros quadrados de reforma e ampliação em alvenaria. O investimento total da obra de requalificação da praça será de R$ 9,2 milhões.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, lembra que a conclusão de toda a obra está prevista para acontecer até abril ou maio deste ano. O objetivo é valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original.

Quais serão as mudanças na praça histórica?

– Acesso demarcado ao Marco Zero, restauração da Rosa dos Ventos e modernização dos totens de identificação dos símbolos nos pontos cardeais.

– Acesso e paisagismo de destaque para a efígie de Ângelo Piazera sobre bloco de mármore.

– Gazebo em substituição ao antigo chafariz.

– Museu Emílio da Silva com rampas e escada nova no acesso principal.

– Os letreiros com os dizeres “Eu Amo Jaraguá do Sul” se tornam monumentos, reforçam a identidade entre moradores, turistas e o local.

– Nivelamento do acesso de veículos para garantir acessibilidade aos pedestres.

– Vagas exclusivas para funcionários de carga e descarga.

– Totens de fornecimento de água e energia para ocupação de food trucks.

Assim deve ficar a praça depois da revitalização. Foto: Divulgação

Onde encontrar:

A Praça Ângelo Piazera fica na Marechal Deodoro da Fonseca, 247, no centro de Jaraguá do Sul.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.