Balneário Camboriú não pára de crescer para cima. E impactar. A construtora FG Empreendimentos investiu R$ 2 milhões para trazer o primeiro guindaste brasileiro com capacidade de elevar até oito toneladas de carga, volume quatro vezes maior do que o alcance máximo das gruas convencionais.
A grua Luffing Jib é um equipamento que chega a 75 metros de altura, pesa 70 toneladas e será usado na construção da Titanium Tower, projetada para ser o quinto prédio mais alto do país, com 240 metros de altura.
A construtora se inspirou em equipamento similar utilizado na construção do Shanghai Tower, que tem mais de 600 metros de altura e é um dos ícones imobiliários de Xangai, na China. O equipamento foi especialmente desenvolvido para este empreendimento, devido ao alto nível das exigências nas necessidades logísticas internas nas obras.
“O resultado foi uma grua totalmente nova, com dimensões e capacidades de movimentação de carga ainda não vistas no país, se tornando uma das mais modernas em operação no mundo”, afirma o engenheiro responsável pelo projeto, Rodrigo Fernandes da Silva.
Conforme a construtora, a Grua Luffing Jib se difere dos guindastes tradicionais usados na construção civil brasileira por ter uma lança móvel capaz de se deslocar verticalmente entre ângulos de 15 a 85 graus e ter sido projetada para atender às necessidades da construção de arranha-céus. Além disso, a máquina é composta por uma torre fixa e uma lança que se move, enquanto também possui uma plataforma giratória para controle do equipamento.
Como será a torre

Foto: Divulgação/FG
- O Titanium Tower tem previsão de entrega para o final de 2027 e está em construção na avenida Atlântica, com 40 apartamentos exclusivos (um por andar) e 53 pavimentos, com vista infinita de 360 graus.
- O edifício conta ainda com uma mansão suspensa, apartamento duplex e cobertura.