O Guia Manezinho (@guiamanezinho), criador de roteiros culturais e conteúdos históricos sobre Florianópolis, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo 2025. A indicação, considerada a maior honraria do setor no país e conhecida como o ‘Oscar do Turismo Brasileiro’, é na categoria Profissional de Destaque. A votação popular já está aberta e pode ser feita até 1º de dezembro de 2025.
Neste ano, Rodrigo Stüpp, idealizador do Guia Manezinho, celebra 10 anos de atuação mostrando uma Florianópolis que vai muito além das praias. Nesse período, mais de 35 mil pessoas participaram dos 15 roteiros culturais a pé realizados pela cidade, principalmente pelas ruas do Centro. No ambiente digital, o guia também se consolidou como referência nacional ao abordar temas como urbanismo, memória e patrimônio.
“Turismo não é apenas ver o lugar. É compreender o lugar, buscar identidade e autenticidade. Acredito que isso transparece no meu trabalho e deve ter influenciado os jurados na fase inicial do Prêmio”, afirma Rodrigo, que também introduz os participantes ao universo do ‘manezês’, a forma típica de falar dos nativos da Ilha.
Como votar
A escolha dos vencedores será feita por votação popular, que estará aberta até o dia 1º de dezembro. Para apoiar o catarinense Guia Manezinho, basta fazer login no site Gov.Br, selecionar a categoria Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI e registrar o voto em Rodrigo Stüpp.
“São apenas alguns segundos na vida das pessoas, mas cada voto conta muito para a continuidade do meu trabalho. Mais da metade do meu público mora na Grande Florianópolis, e essa relação é incrível! É gente que passa buzinando, manda mensagens carinhosas, me aborda na rua para elogiar o trabalho. Acredito que podemos transformar todo esse carinho em votos e em uma celebração da essência de receber bem e valorizar as histórias e a diversidade do manezinho moderno”, afirma o Guia Manezinho.
A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, em uma noite de gala marcada para o dia 4 de dezembro.
Referência em turismo
De acordo com Stüpp, o Prêmio Nacional de Turismo celebra projetos que impulsionam o setor com inovação, inclusão, sustentabilidade e impacto social. E esse reconhecimento é um feito único em Santa Catarina e raro no Brasil para profissionais da área de guiamento turístico.
Rodrigo continua sendo o único catarinense a conquistar o prêmio nesta categoria, feito alcançado em 2019, quando seus walking tours (caminhadas guiadas históricas) ainda eram novidade no estado.