Guarda Municipal de Joinville passa a atuar 24 horas por dia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Luana Maia

08/07/2024 - 11:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 14:06

Na última sexta-feira (5), 44 guardas municipais passaram a integrar o efetivo joinvilense. Agora, são 120 profissionais que atuam em escala, garantindo a prestação de serviço 24 horas, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados.

Os guardas municipais recém-formados foram aprovados no Concurso Público 004/2019 e passaram também por Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal. Essa capacitação ocorreu entre os meses de março e junho deste ano, com carga horária de 820 horas. Durante o período, eles tiveram instruções em várias disciplinas que envolvem conteúdo de aplicação diária para o trabalho do guarda municipal.

Na primeira semana de julho, os novos guardas foram convocados após a homologação do resultado final do concurso. Nos próximos dias, eles passarão por uma capacitação específica de trânsito e, após a conclusão, estarão aptos para iniciar o trabalho efetivo. Os guardas municipais atuarão protegendo o patrimônio, garantindo a execução dos serviços públicos municipais e oferecendo segurança ao cidadão joinvilense.

“Esse reforço da Guarda Municipal é muito representativo para a cidade de Joinville. Isso significa um efetivo muito maior nas rondas e também a Guarda passa a trabalhar 24 horas, gerando um resultado expressivo em segurança e vigilância para a nossa cidade”, ressalta o prefeito Adriano Silva.

No início de 2021, eram 33 guardas municipais trabalhando. E com o reforço desta semana, o número chega a 120 profissionais. Um dos diferenciais de Joinville é o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CFTA), que garante aos guardas municipais a carga horária de treinamento exigida para que eles estejam em constante processo de aperfeiçoamento.

“Além do aumento de efetivo, tivemos investimento em tecnologia, câmeras de monitoramento. Preocupação constante com a segurança do nosso joinvilense. A atuação da Guarda Municipal se destina mais à segurança dos bens e do patrimônio público. Mas eu sempre digo que o maior bem é o próprio cidadão joinvilense. Já estamos atuando 24 horas. No início da gestão, a Guarda trabalhava das 6h30 da manhã às 19h30. Depois, com a nova turma, em 2022 aumentamos para até 1h30 da madrugada e agora 24 horas por dia. Isso já é um acréscimo muito grande”, destaca o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

“O reforço do efetivo reflete diretamente no aumento do patrulhamento na nossa cidade, em espaços públicos como praças, terminais urbanos de ônibus e escolas”, informa o comandante da Guarda Municipal de Joinville, Eduardo Ferraz.

Oradora da turma de formandos e guarda municipal, Priscila dos Santos lembrou dos desafios do período de formação e da responsabilidade que assumem a partir de agora. “Carregamos a responsabilidade de contribuir com a segurança e bem-estar do cidadão joinvilense e que possamos utilizar, sempre com integridade, o poder a nós investido, inspirando confiança e assim, nunca esquecer que a verdadeira força está em servir e proteger com humanidade”, concluiu.

A formatura dos novos guardas municipais ocorreu no Teatro Juarez Machado e contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, de representantes das forças de segurança, dos poderes Legislativo e Judiciário, além de secretários, servidores municipais, familiares e amigos dos novos guardas.

Notícias no celular

Whatsapp