Guaramirim se prepara para o futuro

Foto: divulgação

Por: Elissandro Sutil

28/08/2022 - 09:08

Guaramirim se prepara para o futuro

Ao longo das últimas décadas, Guaramirim se beneficiou da instalação de novas empresas e teve um grande impulso em sua economia. Mas apesar do crescimento econômico, não havia ainda um projeto público de incentivo à atração de empreendimentos que valorizasse a posição estratégica do município e sua proximidade com alguns dos maiores centros industriais catarinenses, que são Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Esse crescimento sem planejamento agora faz parte do passado, a Prefeitura tem tomado diversas iniciativas que vão redefinir a cidade em diversos aspectos, seja no desenvolvimento econômico, seja no urbanismo.

As obras de duplicação da BR 280 já promoveram uma mudança radical no aspecto da cidade, ao trazer mais agilidade no fluxo de veículos que passam por ali, além de facilitar o acesso entre um lado e outro do município, que é dividido pela rodovia e pelo Rio Itapocu. A construção de passarelas, previstas no projeto, trará também mais segurança para a passagem de pedestres.

Mas as mudanças não param por aí: a cidade, nos últimos anos, vem adotando uma série de medidas que deverão mudar completamente o cenário nos próximos anos, tornando a economia ainda mais forte e os serviços e a infraestrutura urbana ainda mais favoráveis para o cidadão.

Beneficiada por uma localização privilegiada, a cidade está finalmente transformando em realidade uma série de projetos para incentivar a instalação de novas empresas. Uma dessas obras é a pavimentação da área industrial, que já tem duas empresas instaladas e 80% dos terrenos vendidos para empreendimentos interessados em se instalar ali. Os trâmites para escolher a empresa responsável pela pavimentação foram finalizados e as obras devem ter início em breve.

Complexo multimodal

Os investimentos não param por aí: em alguns anos, Guaramirim terá o maior complexo multimodal de Santa Catarina, em um investimento de quase R$ 100 milhões. Toda a produção das empresas instaladas ali poderá ser escoada por diversos modais de armazenamento e transporte. De acordo com o projeto, a região será adaptada para receber aeroporto de cargas, porto seco e ligação com o Eixo Sul, em Joinville. Pelo fato de não ser área residencial, a rota e área de manobra dos sistemas logísticos não competirão com o fluxo urbano de veículos, tornando ainda mais ágil a movimentação de entrada e saída do complexo.

O prefeito de Guaramirim, Luiz Chiodini, explica que esse investimento simboliza um novo momento da cidade, focado no planejamento de longo prazo.

Notícias no celular

Whatsapp