Guaramirim realiza mutirão contra a dengue no próximo sábado (20)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Por: Elisângela Pezzutti

17/04/2024 - 17:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 17:07

No sábado (20), a Prefeitura de Guaramirim realiza mais um mutirão contra a dengue. Desta vez a ação contemplará os bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes. Os moradores devem descartar entulhos que podem acumular água, como pneus, caixas d’água, calhas e outros recipientes que sejam potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras passarão recolhendo os objetos das 8h às 16h.

Os próximos bairros a receberem o projeto serão Centro, Amizade e Avaí. A data da ação será divulgada nos próximos dias.

Campanha Terreno Limpo

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, também lançou a Campanha Terreno Limpo, como parte das ações de combate à dengue e ao descarte irregular de resíduos, já que os terrenos baldios se tornam criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que encontra nesses locais latas, pneus, garrafas, lonas e outros objetos com água parada, ideais para a formação dos focos do inseto.

A Prefeitura também esclarece que a limpeza de terrenos baldios é de responsabilidade do proprietário, que deve manter a área limpa e livre de entulhos e mato.

Denúncias de irregularidades e descarte irregular de lixo devem ser feitas pelo telefone (47) 3373-0247 ou no setor de Ouvidoria da Prefeitura.

Quando há uma denúncia, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal fazem uma vistoria no local e, verificada a irregularidade, o proprietário é notificado tendo prazo de 30 dias para promover a limpeza do terreno.

A Prefeitura Municipal tem fortalecido o combate à dengue por meio de diversas ações, mas é fundamental que a população haja preventivamente, eliminando os possíveis criadouros e também denunciando irregularidades.

120 casos confirmados desde janeiro

Segundo informações do médico-veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Jaime de Matos Junior, desde 1º de janeiro deste ano, foram confirmados 120 casos de dengue na cidade, dos quais 20 foram transmitidos dentro do município. Outros 857 casos foram descartados. Há ainda 348 casos de pacientes cujo material ainda não foi coletado ou que o resultado ainda não retornou dos laboratórios de Florianópolis ou Joinville, onde são realizadas as análises. Também foram localizados 219 focos do mosquito Aedes aegypti.

Falta de conscientização

A falta de conscientização da população quanto à prevenção da dengue tem sido um dos problemas enfrentados no município. “É uma das grandes dificuldades. Inclusive em casas de pacientes suspeitos da doença, temos encontrado muita coisa com água parada e larvas de mosquitos. O pessoal não se deu conta da situação ainda, infelizmente”, lamenta Jaime.

“E ainda temos alguns meses críticos para a ocorrência da doença até que a chegada do frio amenize um pouco a situação de transmissão”, alerta o médico-veterinário.

Palestras em escolas são realizadas desde 2013 | Foto: Divulgação

De acordo com Jaime, além do trabalho diário que é realizado pelos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde e das ações já citadas, os professores das escolas vêm trabalhando o tema com os alunos. “Desde 2013, realizamos palestras nas escolas com as crianças, tentando mudar um pouco a cultura para lá na frente vislumbrar uma situação melhor”, informa.