Guaramirim inicia pulverização de inseticida contra a dengue

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Por: Milena Natali

01/03/2024 - 17:03

No início desta sexta-feira (1) Guaramirim iniciou a aplicação de inseticida por meio de pulverização no bairro Vila Amizade. A ação é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, já que o número de focos é expressivamente maior do que o registrado nos últimos anos.

A localidade foi escolhida por ter registrado a confirmação de caso de dengue com transmissão autóctone, ou seja, o paciente contraiu a doença dentro do próprio município.

“Estamos empregando todos os nossos esforços para reduzirmos o número de casos, e a pulverização é mais um deles. Neste primeiro momento o inseticida está sendo aplicado na Vila Amizade, mas faremos também em outros bairros”, afirmou o Secretário de Saúde Marcelo Deretti.

Diferente do fumacê, onde uma espécie de ‘nuvem’ é dispersada a partir de um veículo em movimento, a pulverização é realizada por um agente com uma bomba-costal, equipamento que possibilita o direcionamento do inseticida para áreas consideradas mais críticas. O produto tem ultra baixo volume e não provoca danos à saúde de seres humanos ou animais.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Mutirões com bota-fora também estão agendados

Além de campanhas de conscientização, vacinação, pulverização e vistorias, outras ações também estão sendo realizadas. É o caso dos mutirões contra a dengue que estão agendados para os próximos sábados na cidade. Nestes dias, equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura trabalharão juntos para recolher materiais que possam acumular água. Os agentes de endemias também vão passar pelas casas fazendo orientações sobre o combate à dengue.

“Vamos recolher materiais como pneus, vasos sanitários que não são mais utilizados e estão nos terrenos, geladeiras antigas que também estejam expostas ao tempo, enfim, aqueles locais que a gente sabe que pode acumular água e se tornar o material perfeito para o mosquito depositar seus ovos. Pedimos então que os moradores desses locais se organizem para estarem em casa e que recebam nossos agentes, para juntos trabalharmos no combate a essa doença terrível que está preocupando toda a região”, concluiu o Secretário.

Datas e locais:

  • 09 de março: Caixa d’Água;
  • 16 de março: Guamiranga;
  • 23 de março: Corticeira.