Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Guaramirim avança no planejamento de novas salas voltadas à educação inclusiva

Foto: Freepik

Por: Luana Maia

10/07/2025 - 15:07 - Atualizada em: 10/07/2025 - 15:10

Guaramirim está dando um passo importante na garantia de uma educação cada vez mais inclusiva. O município planeja implantar novas salas para Atendimento Educacional Especializado (AEE), especialmente estruturadas para atender crianças com necessidades educacionais especiais.

O projeto contempla ambientes pedagógicos modernos, equipados com recursos multifuncionais da marca Vivencial, reconhecida nacionalmente pela qualidade e alinhamento com práticas pedagógicas inovadoras. Toda a estrutura será fundamentada na Metodologia Montessori, que valoriza o desenvolvimento integral da criança, incentiva a autonomia e promove uma aprendizagem mais significativa.

De acordo com a secretária de Educação, Jeanine De Paula, as novas salas oferecerão um ambiente seguro e planejado para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social dos alunos. A organização estratégica dos espaços e o uso de materiais de alta qualidade favorecem a independência e respeitam o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

Abordagem pedagógica

As salas seguirão uma proposta pedagógica estruturada em cinco pilares principais:

  • Autonomia, incentivando a independência com responsabilidade;
  • Ritmo Individual, respeitando as necessidades e tempos específicos de cada criança;
  • Ambiente Preparado, com espaços organizados para facilitar a aprendizagem autônoma;
  • Material Autocorretivo, que permite à criança perceber e corrigir seus próprios erros;
  • Educador como Guia, atuando como orientador e intervindo apenas quando necessário;
  • Estrutura, recursos e profissionais especializados.

Para garantir a qualidade do atendimento, o projeto inclui a aquisição de kits completos de recursos multifuncionais Vivencial, materiais Montessori, recursos tecnológicos assistivos e materiais sensoriais naturais. Além dos equipamentos, a formação de professores em AEE, é parte essencial da iniciativa.

As novas salas serão implantadas nas unidades Alice Olinger Dias, Mamãe Gansa e seus Filhotes, Clara Moser Gerardi, Vereador Heitor Antonio da Silva, Germano Laffin, Atilano Kruger, Gustavo Tank, Vereador Armin Bylaardt, José Dequêch, CEI Joanir da Silva e CAED. A expectativa é atender, em média, 200 crianças. O processo licitatório deve ser encerrado ainda no segundo semestre.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e redatora de cotidiano e entretenimento.