A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Saúde, informa aos pais e responsáveis que, a partir desta quarta-feira (12), a vacina contra a dengue será aplicada também em adolescentes de 15 a 16 anos. A medida é uma recomendação do Governo do Estado e tem como objetivo imunizar o maior número possível de pessoas durante o verão.
Conforme a secretária de Saúde, Cristiane Wille, imunizar crianças e adolescentes é uma forma de criar uma barreira de proteção na comunidade, prevenindo hospitalizações por casos graves da doença, como a dengue hemorrágica, e ajudando a evitar novos surtos. “Não deixe de imunizar seus filhos. Procure uma de nossas unidades de saúde e solicite a vacinação”, orienta.
Até o momento, o município já imunizou 2.900 crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos, público-alvo da campanha do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, com exceção dos idosos. Porém, a vacina para eles ainda não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Secretaria de Saúde de Guaramirim reforça que a vacinação será realizada conforme a disponibilidade de doses e a necessidade de garantir a conclusão do esquema vacinal.