Grupos voluntários de Joinville recebem homenagem da Defesa Civil

Por: OCP News Joinville

06/12/2023 - 15:12 - Atualizada em: 06/12/2023 - 15:54

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville fez uma homenagem aos voluntários que se dedicam e auxiliam a população joinvilense em situações adversas.

Na sede da Secretaria, representantes dos Bombeiros Voluntários, Grupo de Resgate em Montanha, Grupo de Apoio a Desastres e Emergência – Jeepeiros, Associação Evangelística Deive Leonardo, Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco, Centro Comunitário de Segurança de Joinville e empresa Serafim Transportes & Logística LTDA receberam um certificado como forma de agradecimento pelo apoio prestado à Defesa Civil de Joinville em situações como enxurradas e inundações que causaram danos e prejuízos à população joinvilense nos últimos dois anos.

“Hoje aproveitamos o momento para reunir alguns parceiros que em momentos de necessidade, se entregam pelo bem da comunidade. Então fazemos questão de reunir e homenagear o voluntariado tão importante para o atendimento”, reforça o secretário da Seprot, Paulo Rogério Rigo.

“É um momento para a gente agradecer as pessoas que dedicam não só o seu tempo, mas também o recurso. Buscamos cada vez mais fortalecer essa união entre o poder público e a sociedade civil. De todas as políticas públicas, a Proteção Civil é aquela que tem o seu alicerce muito bem baseado nessa união. Então só temos a agradecer todos os voluntários e entidades”, afirma o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Em 2023, Joinville reestruturou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon). Ele serve como base para as decisões que são tomadas e também é a base para as comunicações emitidas para orientar a população.

Ao todo, 34 instituições fazem parte do Plancon, incluindo Secretarias Municipais como a Seprot, com a Defesa Civil, Detrans e Guarda Municipal, secretarias de Assistência Social (SAS), de Infraestrutura Urbana (Seinfra), de Meio Ambiente (Sama), Habitação, Educação e Comunicação.

Sempre que necessário, esse grupo se reúne para as tomadas de decisão e acionamento de próximas etapas, chegando, por exemplo, ao ápice, que é a ativação das associações e entidades que podem auxiliar quando há necessidade de resgates.