Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo Menegotti reestrutura gestão para impulsionar crescimento dos próximos cinco anos

Pauline Menegotti, CEO do Grupo Menegotti. Divulgação/Menegotti

Por: Pedro Leal

26/08/2024 - 14:08 - Atualizada em: 26/08/2024 - 14:16

Com uma história de 84 anos e uma posição consolidada como líder em vendas de betoneiras no continente americano, o Grupo Menegotti, sediado em Jaraguá do Sul, ao norte de Santa Catarina, está focado em um plano estratégico sólido para os próximos cinco anos. A empresa, que é uma referência na fabricação de máquinas para construção civil, movimentação de cargas e equipamentos para lar e campo, tem amplamente investido em inovação e no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, se propondo a atender às crescentes demandas do mercado.

Sob a liderança de Pauline Menegotti, CEO há oito anos e representante da quarta geração da família, o Grupo está bem posicionado para enfrentar os desafios do futuro, com metas claramente definidas e um compromisso contínuo com a inovação e o crescimento sustentável. Parte essencial dessa estratégia é a reestruturação organizacional que a Menegotti está implementando, desde o início deste segundo semestre de 2024. Uma nova estrutura hierárquica, além de aprimorar a imagem da empresa, vem para contribuir com a redução de riscos e o aumento da lucratividade.

Segundo a CEO, a companhia reforçou investimentos em treinamento e desenvolvimento de colaboradores e trouxe maior clareza às responsabilidades de diversas funções, evitando conflitos e sobrecargas de trabalho. A criação de novos cargos na hierarquia, como o de gerente, reflete também a adaptação da companhia às necessidades do mercado e o compromisso com boas práticas de governança. “As mudanças vem melhorar a eficiência e a produtividade, fortalecendo a confiança dos stakeholders e aprimorando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, comenta Pauline.

Ainda conforme Pauline, toda a estratégia de crescimento se desdobra em diferentes horizontes temporais. A diretoria trabalha com um plano de cinco a 10 anos, denominado “Plano Visionário”, que define as direções táticas e estratégicas para o futuro próximo. Paralelamente, a presidência e a família Menegotti estão empenhadas em um “Plano Disruptivo”, que abrange projetos inovadores de longo prazo, garantindo a sustentabilidade e o sucesso contínuo da empresa. Com unidades em Jaraguá do Sul, Corupá e Atlanta, nos Estados Unidos, o Grupo Menegotti continua a expandir sua presença internacional, mantendo o foco na excelência do atendimento e na transparência com os clientes.

Além de se destacar pela qualidade servida ao mercado da construção civil, a marca também tem procurado se destacar pelo relacionamento dinâmico com os funcionários. Para fortalecer os vínculos e proporcionar novas formas de integração, o Grupo Menegotti lançou o programa BEM (Bem-estar Menegotti) como parte de sua estratégia ESG em 2024, com foco em práticas socioprodutivas e de bem-estar. “Está cada vez mais claro como todas as nossas ações estão interligadas e como o que fazemos na empresa afeta diretamente o desenvolvimento ao nosso redor”, explica. A atenção tem sido direcionada a atividades voltadas à saúde física e mental. Este ano, a empresa está concentrada em entender as preferências dos funcionários, de olho em aprimorar o programa a partir de 2025.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).