Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo de Voluntárias do Hospital São José de Joinville celebra 40 anos de solidariedade e dedicação aos pacientes

Divulgação/Hospital São José

Por: Pedro Leal

05/11/2025 - 14:11 - Atualizada em: 05/11/2025 - 14:17

Há 40 anos, pacientes do Hospital Municipal São José de Joinville em situação de vulnerabilidade contam com a solidariedade e a dedicação do Grupo de Voluntárias. Elas serão homenageadas por suas quatro décadas de história em uma sessão especial da Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira (5/11), às 19h30. A homenagem é uma proposição do vereador Neto Petters.

A aposentada Vera Maria de Miranda, de 79 anos, é voluntária desde que o Grupo de Voluntárias do Hospital São José nasceu e destaca que o projeto faz bem tanto aos pacientes quanto a quem doa o seu tempo para o voluntariado. “A gente recebe mais do que dá. É tudo maravilhoso”, conta.

O grupo, que já chegou a ter 47 integrantes, hoje se reveza entre 14 voluntárias para cuidar do bazar anexo ao prédio administrativo do hospital, onde comercializa roupas novas e seminovas em bom estado. Com os recursos, elas compram produtos de higiene pessoal, cestas básicas e até aparelhos ortopédicos, como colares cervicais e muletas, para doar aos pacientes que precisam.

“Muitos pacientes vêm de fora e não têm como alguém trazer roupas, pasta de dente e outros itens. Para o paciente, nós somos importantes, assim como eles são para a gente”, destaca a presidente do grupo, Maria Aparecida Sena Corrêa, que tem 78 anos e há 25 atua como voluntária no hospital.

Além disso, as voluntárias também se revezam para ouvir os pacientes e confortá-los com palavras de apoio e otimismo, tornando o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor. “Eu sinto que eles ficam imensamente felizes quando a gente faz uma visita, dá uma palavra boa, faz uma oração. É muito bom”, diz Ingrid Huhn, que voluntaria há 26 anos.

Ela conta que, além da alegria em ajudar os pacientes, participar do projeto também trouxe a oportunidade de superar um momento difícil na vida pessoal. “Eu tinha perdido um filho e não achava mais o fio da meada, estava perdida. Aqui foi um recomeço de vida pra mim, sou muito grata”, destaca.

Aliás, o voluntariado é também uma forma de as participantes se manterem ativas depois da aposentadoria. “O trabalho voluntário no hospital me trouxe ânimo porque eu me aposentei e fiquei sem o que fazer. Foi o voluntariado que me ensinou a viver na aposentadoria”, conta Maria Aparecida.

Histórias de empatia e amor ao próximo

O Grupo de Voluntárias do Hospital Municipal São José foi fundado em 5 de novembro de 1985, quando a assistente social Mirdney Jensen, então servidora do hospital, percebeu a necessidade de ampliar o cuidado aos pacientes em situação de vulnerabilidade. Eram famílias que não tinham condições de fornecer itens básicos de uso pessoal durante a internação nem de comprar medicamentos após a alta hospitalar.

Então, ela reuniu representantes de clubes de serviço, entidades assistenciais e pessoas da comunidade, com a proposta de não apenas oferecer ajuda material, mas também de levar acolhimento e presença humana. O objetivo era visitar com frequência os pacientes, especialmente aqueles que permaneciam internados por longos períodos, muitas vezes sem receber nenhuma visita.

“As voluntárias desempenham um papel fundamental, seja na assistência direta aos pacientes, seja fornecendo roupas e outros itens. O hospital é eternamente grato ao trabalho delas por essa assistência, pelo atendimento humanizado e carinho que têm com os servidores e pacientes”, salienta Arnoldo Boege Junior, diretor-presidente do hospital.

O trabalho do Grupo de Voluntárias do Hospital Municipal São José ganhou reconhecimento oficial em 1989, quando recebeu o título de Utilidade Pública Municipal. Já em 1992, o grupo conquistou o título de Utilidade Pública Estadual.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).