Grupo de eletricistas de Guaramirim ajuda famílias do RS a restabelecer energia

Fotos: Arquivo Pessoal

Por: Thomas Madrigano

03/06/2024 - 13:06 - Atualizada em: 03/06/2024 - 13:22

Um grupo de eletricistas de Guaramirim decidiu suspender suas próprias atividades profissionais para ir até o Rio Grande do Sul ajudar famílias afetadas pelas enchentes que castigaram o estado.

Ao todo, 12 pessoas saíram da cidade do Vale do Itapocu na última quarta-feira (29) com destino aos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul, onde permaneceram até esta segunda-feira (3).

Ambas as cidades sofreram grandes estragos em razão das chuvas e, dessa forma, milhares de moradores ficaram desalojados ou desabrigados.

De acordo com Leandro José Medina, dono da Medina Instaladora Elétrica e um dos voluntários, o grupo arrecadou materiais com parceiros, como lâmpadas, tomadas, cabos e teclas, e tirou do próprio bolso os custos da viagem.

“Viemos em cinco carros, é complicado, tem gasolina, pedágios. Mas, se conseguirmos fazer uma campanha, retornamos daqui a 20, 30 dias. Tem muitas casas em que o pessoal ainda não conseguiu fazer limpeza, estão com 1 metro, 1,5 metro de lodo, então não conseguimos acesso para restabelecer a energia. É um trabalho de formiguinha”, disse.

Apesar das dificuldades, ele conta que, durante o tempo em que o grupo permaneceu nas cidades gaúchas, foi possível religar a energia de 137 casas, assim como auxiliar em um abrigo em que estão cerca de 40 famílias.

O grupo de voluntários foi composto de pequenos empresários da área elétrica e seus colaboradores.

A estadia no Rio Grande do Sul aconteceu no alojamento da Associação Missionária Evangélica (AME) de Lajeado, que, segundo Leandro, tinha toda a estrutura necessária, além de fornecer café, almoço e jantar.

“A AME foi fundamental para nos dar condições de trabalhar. Eles têm uma equipe de médicos, veterinários, além da equipe do “pé na lama”, que ia até as casas fazer a limpeza, e depois nós chegávamos para restabelecer a parte elétrica, instalar chuveiros novos”, ressaltou.

O cenários nas cidades gaúchas, conforme o grupo, era desolador, mas a união, o trabalho e a ação de milhares de voluntários têm feito com que as pessoas, pouco a pouco, consigam recomeçar suas vidas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by OCP News (@ocpnews)

Notícias no celular

Whatsapp

Thomas Madrigano

Jornalista sempre em busca da notícia.