Nesta quinta-feira (16), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) amanheceu com suas entradas nos bairros Carvoeira, Trindade e Pantanal, em Florianópolis, bloqueadas devido à greve geral deflagrada por professores, estudantes e técnicos administrativos. Até o momento, não há previsão para a liberação dos acessos.
O bloqueio impactou algumas linhas de ônibus que transitam pela UFSC, levando o Consórcio Fênix, responsável pela operação do transporte coletivo na capital, a alterar temporariamente os itinerários. Os veículos seguirão pelas vias principais no entorno da universidade, sem acessar o campus.
Apesar das restrições de acesso, a UFSC assegurou que o Restaurante Universitário (RU) não será afetado e que os estacionamentos dos Centros de Ensino continuarão abertos, servindo como alternativa de acesso para a comunidade universitária.
Até às 9h desta quinta-feira, não havia ocupações nos edifícios da UFSC. O NSC Total tentou contato com a universidade para obter um posicionamento oficial, mas até o momento não obteve resposta.
O movimento grevista, organizado pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC), Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE), demonstra a mobilização da comunidade acadêmica em busca de melhorias e valorização da educação pública.
Linhas afetadas
- 135 – Volta ao Morro Norte via Lauro Linhares
- 138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
- 180 – TITRI – Pantanal via Carvoeira
- 470 – Tapera/ TITRI
- 847 – TIRIO/ TITRI via UFSC