Governo federal quer reduzir fila do INSS; concurso deverá contratar 1,7 mil peritos

Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

11/07/2023 - 10:07 - Atualizada em: 11/07/2023 - 10:28

O governo federal anunciou nesta terça-feira (11), que fará uma reunião ainda nesta semana para tratar sobre a fila de brasileiros que aguardam perícias médicas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A declaração foi feita pelo presidente Lula, durante o “Conversa com o Presidente”, sua live semanal, transmitida ao vivo pelas redes sociais. Na opinião do mandatário, “não há explicação” para o tamanho da fila, atualmente em 1,7 milhão. O presidente afirmou ainda que, caso seja necessário, trocará quem “não tem competência” no INSS. O órgão é vinculado ao Ministério da Previdência Social, chefiado por Carlos Lupi.

“Se for isso, a gente tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer porque tem essa fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar funcionário, se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, acrescentou Lula.

Contratação de peritos

Desde janeiro deste ano, o INSS vem sofrendo problemas nos sistemas do órgão, gerenciados pelo Dataprev, que causaram cancelamento e reagendamento de diversas perícias.

O governo federal já anunciou que pretende abrir um concurso para contratar 1,7 mil peritos. A ideia é que também sejam adotados novos protocolos, como a teleperícia, para agilizar os atendimentos.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.