Governo Federal decreta situação de emergência em Gaspar

Por: OCP News Vale

06/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 06/12/2022 - 09:16

Nesta segunda-feira, dia 5, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria de Nº 3.457 que estabelece situação de emergência em Gaspar, por conta das chuvas que ocorrem no município. A solicitação foi um pedido do próprio Governo Estadual oficializado pelo Decreto de nª 2.329. Além de Gaspar, outros 29 municípios estão incluídos na listagem do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com isso, os municípios que estão em estado de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos da união para atender a população afetada no reestabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados, além de realização de obras de contenção.

Em Gaspar os bairros mais afetados foram a região do Belchior (Alto, Baixo e Central), Arraial D’Ouro, Bela Vista, Figueira, Barracão e Bateias, porém houve registro de ocorrências em todos os bairros do município. No total foram atendidas 106 ocorrências pela Superintendência de Defesa Civil, além disso, cerca de 18 pessoas ficaram desalojadas durante o período.

As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e atendendo solicitações através do 199. “Nossas equipes estão de prontidão 24 horas. Aconselhamos que em caso de movimento de terra, lâminas de água, inclinação de postes e árvores, que a população abra uma ocorrência no 199. É só assim que vamos conseguir agir com mais precisão”, comenta a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros.

Em caso de qualquer movimentação de terra os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199 ou pelo whatsapp (47) 99236-2147.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.