Governo do Estado vai adquirir casa de apoio da Maternidade Darcy Vargas

Divulgação/Paulo Goeth/Secom

Por: Pedro Leal

10/03/2023 - 08:03 - Atualizada em: 10/03/2023 - 08:53

Em visita a Joinville nesta quinta-feira (9), a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, confirmou a aquisição da casa de apoio para a Maternidade Darcy Vargas, localizada na cidade do Norte catarinense.

O espaço abriga mães que estão com filhos internados na UTI Neonatal. O imóvel era cedido pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e agora deve ser comprado pelo governo do Estado. O investimento é de R$ 945 mil, segundo a secretária.

Na visita, a secretária discutiu também as ações e metas do Plano Estadual de Cirurgias Eletivas, incluindo a necessidade de realizar cirurgia segura, de qualidade, e com desfecho clínico positivo para os pacientes dentro da realidade da macrorregião de saúde do Planalto Norte e Nordeste.

A região abrange 1,5 milhão de habitantes, em 26 municípios.

Ela também destacou a importância de ações de promoção à saúde, da reestruturação da atenção primária e do controle das doenças de diabetes e hipertensão.

Essas ações teriam foco na saúde da mulher para entregar pré-natal de qualidade e evitar o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

No Hospital São José, a secretária participou de ato junto ao Governador Jorginho Mello. O governo do Estado anunciou que se responsabilizará por cobrir 20% do custo da unidade, municipal – mas que serve de referência para toda a região norte de Santa Catarina. O investimento seria de R$ 4 milhões.