Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo do Estado amplia oferta de serviços de saúde auditiva em Santa Catarina

Foto: Divulgação / SES

Por: Pedro Leal

29/04/2025 - 19:04 - Atualizada em: 29/04/2025 - 19:47

O Governo do Estado, em parceria com os municípios, vem implementando estratégias que têm ampliado a rede de assistência à Saúde Auditiva, reduzindo o tempo de espera, descentralizando e melhorando o acesso da população ao serviço. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já aumentou de cinco para nove prestadores credenciados. A ação está permitindo a oferta de 240 novas vagas, totalizando 838 vagas mensais para a concessão de aparelhos auditivos. A meta é chegar a 17 serviços, um em cada região, para atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos serviços serão custeados exclusivamente pelo Estado.

Em Xanxerê, nesta segunda-feira, 28, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou um desses novos serviços. O CliniSim, clínica referenciada para 21 municípios da região, oferecerá atendimentos especializados, como consultas, exames audiológicos e fornecimento de aparelhos auditivos, que até então eram realizados em Chapecó.

“Desde 2023, seguindo a orientação do governador Jorginho Mello, focamos em ampliar a rede de saúde auditiva em nosso estado. Sentamos com os secretários municipais para organizarmos toda a rede de atenção. Tínhamos apenas cinco unidades que atendiam a saúde auditiva em Santa Catarina. Desde então, trabalhamos juntos na expansão dessa rede e agora chegamos a nove unidades. Isso é um grande avanço para todo o nosso estado. Com as habilitações estaduais queremos chegar a 17 unidades, fazendo com que o tempo de espera reduza tanto para entrega do aparelho quanto para o acompanhamento do paciente, assim entregamos cada vez mais saúde para a nossa população e mais perto da casa das pessoas”, explicou o gestor.

A partir de agora, o Governo do Estado aportará R$ 1.080.197,75 por mês à rede de assistência de Saúde Auditiva, sendo R$ 515.982,30 para as quatro novas clínicas, são elas: APADAF, em Porto União; Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão; Clínica Escola da UFSC, em Florianópolis; além da CliniSim, em Xanxerê. Além desses, os serviços que já eram habilitados até o ano de 2023, são: Otovida, em Florianópolis; Centrinho, em Joinville; Otocenter, em Criciúma; Univali, em Itajaí; e Otiove, em Chapecó.

A descentralização da rede foi possível com aprovação da Comissão Intergestores Bipartite da Deliberação 106/CIB/2024, que estabelece critérios para habilitação de novos serviços de modalidade única para avaliação, seleção, concessão de aparelhos auditivos e acompanhamento destes pacientes na rede. Os novos serviços são custeados exclusivamente pelo tesouro estadual e contemplam regiões que eram referenciadas até então em outra região, ou aquelas que já possuíam serviços mas com uma grande demanda.

Como ter acesso

Caso o paciente sinta dificuldade de audição é necessário procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Lá, ele será atendido, solicitado exames auditivos e serão dados os devidos encaminhamentos. Se for o caso, o usuário deverá passar por avaliação no Serviço de Saúde Auditiva Ambulatorial de referência.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).