Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo de SC e Fundação Catarinense de Cultura abrem inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle 2023

Foto: Cristiano Estrela/Arquivo SECOM

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

31/07/2023 - 08:07 - Atualizada em: 31/07/2023 - 08:41

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), anunciou a abertura das inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023. Os interessados podem enviar seus projetos até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2023, utilizando a plataforma de inscrições disponível no site cultura.sc.gov.br. Lá, também estarão disponíveis a íntegra dos editais, anexos e o cronograma para consulta.

O objetivo do Prêmio é selecionar propostas culturais que receberão apoio financeiro para a realização de ações nos campos das Artes, Artes Populares e Patrimônio e Paisagem Cultural. As propostas devem visar o estímulo e o fomento da produção, circulação, pesquisa, salvaguarda, publicação, formação e difusão de produtos, bens e/ou serviços artísticos e culturais, com ênfase na acessibilidade a diferentes públicos.

Além disso, os projetos devem contribuir para a cultura da paz, a construção e o compartilhamento de conhecimentos e modos de fazer, e devem abranger todos os municípios nas diferentes mesorregiões do estado, atingindo diversos estratos culturais e sociais. Vale destacar que as ações premiadas serão realizadas exclusivamente no estado de Santa Catarina.

“Santa Catarina é um estado que inspira e transpira cultura, pela sua diversidade de povos e origens. O Governo quer ser um incentivador da arte como vetor de desenvolvimento econômico, de turismo, de geração de renda. Por isso muito nos alegra lançar esse edital de mais de R$ 8 milhões para nosso setor cultural”, disse o governador Jorginho Mello. O presidente da FCC, Rafael Nogueira, completa: “O patrimônio cultural também é contemplado no edital, ressaltando a importância de preservar nossa memória”.

A edição do prêmio de 2023 disponibilizará o montante total de R$ 8.025.000,00, que será distribuído para projetos nas seguintes categorias: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Letras – Livro, Leitura e Literatura, dentro da categoria Artes; Artes Circenses, Culturas Populares e Diversidades, Culturas Negras e Afro-Brasileiras e Culturas dos Povos Originários, na categoria Artes Populares; e Patrimônio Material e Paisagem Cultural, Patrimônio Imaterial, Museus e Bibliotecas, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).