O Governo de Santa Catarina anunciou nesta quarta-feira que irá instalar câmeras de videomonitoramento e sensores de movimento em todas as 1.038 escolas estaduais até o fim do mandato do governador Jorginho Mello, em 2026.
A implantação será feita de forma gradual.
As informações são da coluna de Renato Igor, da NSC.
Atualmente, a segurança nas unidades escolares é operada pela Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar, presença de vigias terceirizados e atuação de policiais dentro das escolas através do programa Escola Mais Segura.
A instalação das câmeras de segurança é parte do programa Cidade Mais Segura, que prevê ainda a instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial em pontos estratégicos e de grande circulação nas cidades.
Segundo o governo do Estado, o equipamento permitiria, por exemplo, identificar pessoas com mandados de prisão em aberto.
O modelo foi testado durante o carnaval de Florianópolis e na Festa do Pinhão, em Lages.
As câmeras de alta definição contam com LED infravermelho para desempenho noturno, e serão integradas ao restante dos sistemas de segurança pública.
Ao todo, o programa prevê a instalação de quase 12 mil novas câmeras e 21.300 sensores de movimento em todas as regiões do estado, com recursos de inteligência artificial para detectar e identificar humanos, veículos e até objetos específicos como mochilas ou bicicletas.
Essa tecnologia reduz a incidência de falsos alertas e melhora a eficiência do controle.