O Governo de Criciúma realizou, nesta terça-feira (13), a assinatura da ordem de serviço para a implementação de infraestrutura em cinco vias do Loteamento Cidade dos Transportes, conhecido como Porto Seco, localizado no bairro Cristo Redentor. Com investimento total de R$ 7,5 milhões, entre recursos do Governo do Estado e do Município, as melhorias têm como objetivo agilizar o transporte de cargas, fortalecer a economia e garantir o desenvolvimento sustentável no município.
A Cidade dos Transportes se consolida como um dos principais polos logísticos do município, com intenso tráfego diário de veículos pesados. Com a nova infraestrutura, a estimativa é de circulação de cerca de 20 mil veículos por mês. “Estamos falando de uma área fundamental para a logística e o transporte de cargas, que movimenta a economia da nossa cidade. Com infraestrutura de qualidade, damos mais condições para quem trabalha aqui, atraímos novos investimentos e preparamos Criciúma para continuar crescendo”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
O projeto contempla drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança e operação para a região. As melhorias serão realizadas na Avenida 1785, com 741,54 metros de extensão, e nas ruas Sebastião Martinelli (341,56 metros), 1788 (305,30 metros), 1789 (271,22 metros) e 1790 (246,99 metros), somando quase dois quilômetros de vias beneficiadas. O prazo previsto para a conclusão dos serviços é de 210 dias.
O secretário de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, destacou que o investimento consolida a Cidade dos Transportes como um eixo estratégico para o crescimento do município. “Essa obra entrega infraestrutura completa, pensada para suportar o alto fluxo de veículos e garantir mais fluidez, segurança e eficiência logística. É um passo importante para fortalecer o setor de transportes, ampliar a competitividade das empresas instaladas na região e impulsionar o desenvolvimento econômico de Criciúma”, afirmou.
Sobre o Porto Seco
Idealizado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul de Santa Catarina (Setransc), a Cidade dos Transportes (Porto Seco) foi concebida como uma solução logística estratégica para organizar o transporte de cargas, reduzir o fluxo de veículos pesados na área urbana e fortalecer a competitividade regional. Atualmente, cerca de 60% da infraestrutura está concluída, restando menos de três quilômetros de pavimentação para a plena operação do complexo.