A Subestação Guaramirim Loteamento Industrial foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (22), com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, além de outras autoridades da região. Localizada no Bairro Caixa D’Água, a nova subestação teve investimento de R$ 31,4 milhões.
Além da subestação, também foi construída uma linha de transmissão com quase 3 quilômetros de extensão. Com isso, 12 mil unidades consumidoras serão beneficiadas diretamente com mais qualidade na distribuição de energia.
Jorginho Mello afirmou que a obra representa um marco para a infraestrutura energética de toda a região, garantindo confiabilidade e estabilidade para o loteamento industrial. “A subestação é um marco concreto para o progresso da cidade, já projetada para futuras ampliações. Com essa entrega de hoje, o governo do Estado e a Celesc impulsionam diretamente o desenvolvimento do setor produtivo e promove o crescimento sustentável de toda a região”, disse.

Inauguração, com a presença de autoridades regionais, ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) | Foto: Fábio Junkes
“A gente fica muito feliz quando vê empresas se instalando em Santa Catarina, porque conseguimos melhorar a qualidade da energia. Quando nós assumimos o governo, havia uma grande dificuldade com essa questão, com empresas querendo ir embora porque não tinha energia trifásica”, continuou o governador. “Energia também faz parte da infraestrutura e sem ela nada funciona”, finalizou.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, reforçou que a nova subestação deve aumentar consideravelmente a capacidade de fornecimento de energia para Guaramirim, principalmente para atender à demanda do setor industrial. “Nenhuma dessas indústrias aqui ao redor existia antes da subestação. Com ela, está vindo o progresso, empregos e renda para a cidade”, afirmou, completando que a obra faz parte do projeto de R$ 4,5 bilhões em investimentos no setor energético de Santa Catarina. Tarcísio destacou, ainda, que no ano passado, o consumo de energia no estado cresceu 5.6%, enquanto a média brasileira foi de 1%.

Tarcísio destacou que no ano passado, o consumo de energia em SC cresceu 5.6%, enquanto a média brasileira foi de 1% | Foto: Fábio Junkes
Energia para as próximas décadas
O prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, disse que o município estava esperando essa subestação há duas décadas, em função da demanda gerada pelo seu crescimento industrial e populacional. “Agradeço ao governador pelo investimento na cidade, ao presidente da Celesc, Tarcísio, ao ex-presidente Cleverson Siewert, que incluiu essa obra no orçamento geral da companhia, e também à Associação Empresarial de Guaramirim, por colaborar com todo o processo. Com a nova estrutura, garantimos energia em quantidade e qualidade, com capacidade de expansão para os próximos 30 ou 40 anos”, declarou
A agenda do governador na região também incluiu a assinatura de ordem de serviço para a construção de uma subestação em São Francisco do Sul. Depois da inauguração em Guaramirim, Jorginho Mello seguiu para Porto União, no Planalto Norte, para inaugurar a obra de restauração da SC-340, no entrocamento com a BR-280.