Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Golpe da Cafeteira: Promoção falsa volta a enganar usuários do WhatsApp

Imagem ilustrativa | Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

25/02/2022 - 12:02

Em uma mensagem fake que circula pela internet desde 2020, os criminosos prometem uma cafeteira 3 corações de graça para os usuários que acessarem o link e responderem um questionário envido pelo WhatsApp.

De acordo com os dados do Google Trends, essa falsa promoção voltou a aparecer na internet na última quarta-feira (23). Os golpistas estão usando o dia das mulheres como estratégia para conseguir mais vítimas.

A mensagem falsa promete presentear o consumidor com cafeteiras para que eles pudessem comemorar a data “com o café que eles amam”.

Segundo o site TechTudo, a marca informou que está promoção é fake. A fabricante também orientou os consumidores a não fornecer dados em links recebidos em grupos do WhatsApp e disse que as comunicações do grupo 3 Corações acontecem apenas por meio de seus canais oficiais.

Foto: Divulgação

Entenda como funciona o golpe

O golpe da cafeteira, assim como vários outros, é praticado no WhatsApp. Neste caso, a mensagem enviada promete uma cafeteira da marca e um kit de cápsulas de graça para aqueles que acessarem o link da mensagem e responderem um questionário.

O golpe usa de estratégias como “restam apenas 75 cafeteiras”, provocando assim uma urgência nas pessoas para que elas forneça os dados.

Os usuários precisam compartilhar a mensagem com mais cinco grupos ou 20 amigos para garantir o prêmio. Com isso os golpistas consegue atingir mais pessoas e obter um alto volume de dados.

Com essas informações os criminosos conseguem fazer empréstimos, abrir contas bancárias e cometer outros delitos em nome da vítima. No fim, os golpistas pedem que a pessoa informe o endereço, o qual seria usado para a entrega da cafeteira.

Foto: Divulgação

Como se proteger

Atenção para as promoções: desconfiar de promoções que chegam por meios não-oficiais, já que as ofertas costumam ser divulgadas no site ou nas redes sociais das empresas.

Links e sites: Evite clicar em links suspeitos recebidos via WhatsApp ou SMS, mesmo que eles tenham sido encaminhados por pessoas de confiança.

Antivírus: Para reforçar ainda mais a segurança, vale também instalar, no celular ou computador, um serviço de antivírus com proteção contra phishing que bloqueie automaticamente o acesso a links duvidosos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).