Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Glória Maria rodou o mundo com o jornalismo e conheceu 163 países

Foto: Reprodução Instagram Gloria Maria

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/02/2023 - 13:02 - Atualizada em: 03/02/2023 - 13:32

O mundo perdeu na manhã desta quinta-feira (2) uma das pioneiras no jornalismo brasileiro. Conhecida por suas viagens e reportagens extraordinárias, Gloria Maria tinha 73 anos e estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A jornalista tinha mais de cinco décadas de carreira e marcou a TV brasileira com um legado admirável.

Conforme reportagem publicada pela revista Caras, em 2019, durante o programa Altas Horas comandado por Serginho Groismann, a jornalista relembrou quando começou a viajar a trabalho com a TV Globo e quantos países conheceu durante esse tempo.

Quando eu comecei a viajar, eu era muito pobre, então não tinha dinheiro para conhecer o mundo. Eu comecei a viajar pela TV Globo, com 16 pra 17 anos, e aí eu fiz do mundo o meu espaço“, contou Gloria Maria.

Comecei a viajar profissionalmente. A primeira viagem que eu fiz, fui para os Estados Unidos, em Washington, e para cobrir a posse do presidente Jimmy Carter. Não lembro o ano, não tenho ideia. Como repórter do Jornal Nacional. Depois dessa primeira viagem eu não parei mais, e nem quero.” Relembrou a jornalista.

Quando questionada se sabe quantos países já conheceu, Gloria Maria surpreende com o número.

Olha, tem um menino do Fantástico, o Bertinho, que ele sabe todas as minhas viagens e ele contabilizou. A gente já chegou em 163 países“, contou.

Sendo que o mundo tem 162“, brincou Serginho.

Quando você começa a achar que está terminando o mundo, eles subdividem. Por exemplo, fui para a Iugoslávia, hoje separou e tem oito países. Croácia, Eslovênia… Então quando eu penso que eu estou chegando lá, parece que eles estão lendo meu pensamento, e eles fazem mais.”

A comunicadora já foi repórter no Jornal Nacional, apresentadora do Fantástico e do Globo Repórter, o qual fez parte até este ano. Ela foi diagnosticada, em 2019, com câncer de pulmão, tratado com imunoterapia. Em decorrência da doença, sofreu metástase no cérebro, também tratada com uma cirurgia.

Em meados do ano passado, Gloria Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Gloria morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio“, diz o comunicado, enviado pela Globo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).