Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gestantes a partir da 28ª semana já podem receber vacina contra bronquiolite e infecções respiratórias graves em Florianópolis

Foto: Divulgação/SES

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/12/2025 - 08:12 - Atualizada em: 15/12/2025 - 08:36

A partir desta segunda (15), as gestantes que estão no terceiro trimestre de gravidez já podem se imunizar contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O objetivo é proteger recém-nascidos contra bronquiolite e outras infecções respiratórias graves, já que o VSR é um dos principais responsáveis por internações de bebês e crianças menores de dois anos de idade.

O vírus é responsável por 75% dos casos de bronquiolite em recém-nascidos e cerca de 40% das pneumonias nas crianças. Neste ano, mais de 407 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital foram associados ao VSR, reforçando a importância da prevenção.

O imunizante passou a integrar o Calendário de Vacinação da Gestante e tem como meta alcançar 80% do público alvo. A vacina atua por meio da imunização passiva, com os anticorpos produzidos na mãe após a aplicação transferidos pela placenta, garantindo proteção eficaz logo nos primeiros meses de vida dos bebês.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“A estratégia de vacinação também contribui para reduzir a demanda por atendimentos e internações de crianças nos primeiros meses de vida, inclusive em unidades de terapia intensiva pediátrica”, ressalta o secretário de saúde da Capital, Almir Gentil.

A Secretaria orienta que as gestantes procurem o seu centro de saúde para avaliação e atualização do cartão vacinal, já que a vacina pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes. Para receber a dose, basta apresentar comprovante de gestação e idade gestacional, como o cartão da gestante ou documentos emitidos por profissionais de saúde.

A vacina está disponível nos centros de saúde, Espaço Imuniza Floripa – na Policlínica da Mulher e da Criança, sala de vacinação do SESC Prainha e van da imunização.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.