Geladinho “turbinado” acende alerta de risco para a saúde no carnaval do RJ

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: OCP News Criciúma

25/01/2024 - 21:01 - Atualizada em: 25/01/2024 - 21:45

Uma imagem viral nas redes sociais mostra um ambulante no “esquenta” do carnaval carioca oferecendo uma versão “turbinada” do sacolé (ou geladinho) original, contendo MDMA, conhecido como “bala” (droga psicoestimulante). A Delegacia de Repressão aos Entorpecentes está investigando a suposta venda desse produto em ensaios de blocos de carnaval no Rio.

O MDMA é uma droga que age sobre o sistema nervoso autônomo, estimulando a produção de adrenalina e noradrenalina, causando aumento de energia e autoconfiança. Especialistas alertam que seu uso, especialmente em condições de calor, desidratação e consumo de álcool, pode ser letal, aumentando o risco de AVC e infarto.

O corpo sob o efeito do MDMA experimenta aumento da pressão arterial e temperatura corporal, podendo resultar em arritmia cardíaca e aumento do risco de infarto. Além disso, a liberação do hormônio ocitocina pode causar hiponatremia, intoxicação por água.

O uso da droga é ilegal, sem controle de quantidade de substância, tornando impossível avaliar o risco. Especialistas recomendam evitar o consumo, alertando para os perigos potenciais, principalmente durante o carnaval, onde fatores como calor e aglomeração podem agravar os efeitos.