Gaspar passa a permitir troca de ônibus fora do terminal urbano; entenda

Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Por: Luan Tamanini

13/02/2024 - 16:02

Teve início no sábado (10) em Gaspar o sistema de bilhetagem temporal do transporte coletivo com integração fora do Terminal Urbano Municipal. Nesta primeira fase, serão disponibilizadas seis linhas ativas de forma temporal, oferecendo um total de 21 opções de conexões entre si.

Com a Bilhetagem Temporal, os usuários podem desembarcar em pontos fora do Terminal Urbano e embarcar em outra linha pré-determinada, seguindo viagem ao destino desejado sem a necessidade de pagar por uma segunda passagem. O serviço opera exclusivamente com as matrizes de integração pré-definidas (abaixo), envolvendo linhas específicas.

Cada linha tem um tempo determinado para a realização da operação, que varia entre 30, 60 e 90 minutos, levando em consideração o horário em que o cartão foi utilizado no primeiro ônibus.

Desta forma, por exemplo, o passageiro poderá descer de um ônibus que vem do Barracão, parar em um ponto de ônibus e seguir para o bairro Macuco, sem pagar uma segunda passagem. No entanto, é necessário respeitar o prazo estipulado, caso o tempo expire, o passageiro será cobrado normalmente.

Outra vantagem desse novo sistema é a economia de tempo que o passageiro ganha ao utilizar a integração fora dos terminais. Nos horários fora de pico, a economia pode chegar a 30 minutos, enquanto nos horários de trânsito intenso, essa economia pode atingir até uma hora.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a novidade no transporte coletivo. “Nos últimos anos conseguimos avançar cada vez mais na qualidade do nosso transporte coletivo municipal. O bilhete temporal é uma conquista histórica para o município. Vai proporcionar melhor condição no transporte para a população que poderá se locomover dentro do município, pagando uma única tarifa. Essa novidade faz parte de uma série de melhorias que pretendemos implantar na área de mobilidade no nosso governo”, enfatiza.

Para realizar a integração, é necessário utilizar o cartão do Transporte Coletivo, como o vale-transporte, cartão de estudante e cartão fácil, os quais podem ser adquiridos diretamente com a Expresso Presidente, na Rua José Honorato Muller, 305 – Coloninha.

A integração é válida todos os dias, de segunda a domingo, sempre de ônibus para ônibus, no sentido de bairro de origem para bairro de destino.

‌Confira abaixo as linhas disponíveis para integração:

Linha 001 – Troncal (Bela Vista/Barracão/Bela Vista) – integra com:
Linha 004 Hotel Fazzenda/Plasvale/Óleo Grande;
Linha 012 Poço Grande;
Linha 006 Arraial;
Linha 008 Macuco;
Linha 002 Figueira/Águas Negras;
Linha 005 Gaspar Mirim;
Linha 013 Gasparinho.

Linha 008 – Macuco – integra com:
Linha 004 Hotel Fazzenda/Plasvale/Óleo Grande;
Linha 001 Bela Vista.

L‌inha 004 – Hotel Fazenda/Plasvale/Óleo Grande – integra com:
Linha 008 Macuco;
Linha 005 Gaspar Mirim;
Linha 001 Troncal (Bela Vista/Barracão/Bela Vista);
Linha 013 Gasparinho;
Linha 007 Lagoa.

L‌inha 007 – Lagoa – integra com:
Linha 016 Morro Grande;
Linha 004 Hotel Fazzenda/Plasvale/Óleo Grande;
Linha 001 Troncal (Bela Vista/Barracão/Bela Vista).

L‌inha 005 – Gaspar Mirim – integra com:
Linha 001 Troncal (Bela Vista/Barracão/Bela Vista);
Linha 004 Hotel Fazzenda/Plasvale/Óleo Grande.

Linha 013 – Gasparinho – integra com:
Linha 001 Troncal (Bela Vista/Barracão/Bela Vista);
Linha 004 Hotel Fazzenda/Plasvale/Óleo Grande.