Gaspar encaminha mais de 2,95 toneladas de pneus para a reciclagem

Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Por: Luan Tamanini

21/02/2024 - 14:02

O Ecoponto de Gaspar recebeu cerca de 2,95 toneladas (cerca de 400 unidades) de pneus para serem descartados corretamente somente em 2024.

Conforme a prefeitura, no Ecoponto é realizada a armazenagem temporária dos pneus, que são posteriormente destinados para a empresa Vitaciclo Logística Reversa, que faz o ciclo sustentável do material. Após coletado, o pneu é triturado e pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas ou industriais e tapetes para automóveis.

Embora a destinação final desses resíduos seja de responsabilidade de quem fabricou, segundo a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, os pneus se acumulam nas ruas e em terrenos de descarte irregular, crime ambiental que acarreta diversos problemas urbanos.

Os pneus, assim como resíduos de borracha, levam mais de 600 anos para se deteriorar na natureza. Essa deterioração lenta acarreta vários problemas ambientais, como poluição e contaminação que se dá pelos líquidos e gases formados pela exposição à luz, assim afetando a comunidade.

O prefeito Kleber Wan-Dall comemora o trabalho que é feito no Ecoponto. “Nosso Ecoponto é um modelo. Recebemos visitas de outras cidades por conta do sucesso alcançado com esse projeto, e isso me enche de orgulho. Um dos nossos pilares é priorizar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Para isso, proporcionamos de forma gratuita a destinação adequada dos resíduos coletados no Ecoponto, que serão transformados em recursos valiosos, como adubo, energia e novos produtos”, salienta Wan-Dall.

Desde a criação do Ecoponto em março de 2023, mais de 7 toneladas de pneus foram destinados à reciclagem. Além disso, o espaço permite que a população faça o descarte adequado de diversos outros resíduos recicláveis, como móveis, eletrônicos, lâmpadas, óleos e pilhas. O local está disponível para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, proporcionando uma solução prática e acessível para o descarte responsável.

Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o consumidor apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Samae para fins de identificação. O equipamento foi construído pela autarquia e os investimentos foram de R$ 345 mil de recursos próprios.

O Ecoponto de Gaspar fica localizado na Avenida Frei Godofredo, nº 1035, Santa Terezinha, em anexo à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.