Gaspar registrou na última semana seu primeiro caso positivo de Chikungunya do ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade também chegou a 58 casos confirmados de dengue – oito a mais que na semana anterior – e investiga outros 84 casos suspeitos.
Com as chuvas, os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças, têm se multiplicado na cidade, sendo encontrados até o momento 583 focos. São seis bairros infestados: Centro, Sete de Setembro, Santa Terezinha, Coloninha, Margem Esquerda, Bela Vista.
A prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti é considerada a forma mais eficaz de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya. A água parada em locais ao ar livre se torna um ambiente propício para a reprodução do mosquito, aumentando o risco de infestação.
É fundamental que a população esteja consciente da importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências e áreas próximas. Medidas simples, como tampar recipientes com água, limpar calhas, manter piscinas tratadas e descartar corretamente o lixo, podem contribuir significativamente na redução dos riscos de infestação. A utilização de repelente também é recomendada para a população que frequenta as áreas infestadas.
Agentes de Endemias
Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores do município.
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a proliferação do mosquito estão diretamente relacionadas ao acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.
Sintomas da Dengue:
Febre alta (acima de 38,5°C);
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Falta de apetite;
Manchas vermelhas na pele;
Cansaço.
O que fazer em caso de suspeita de dengue:
Procurar uma unidade de saúde;
Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;
Evitar automedicação, pois podem causar complicações, como sangramentos;
Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;
Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.