As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul atuam desde o início da manhã desta sexta-feira (9) na limpeza e desobstrução de pontos da cidade atingidos pela forte chuva registrada na quinta-feira (8).
No interior do município, a região do Garibaldi foi a localidade que concentrou a maior quantidade de danos, com estradas, pontes e pontilhões comprometidos pela força da água. Máquinas da Prefeitura estão mobilizadas para liberar os acessos e restabelecer a circulação na região, além de atender outras áreas afetadas.
- Defesa Civil de Guaramirim registra queda de três muros após temporal e inicia trabalhos de resposta

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul contabilizou mais de 20 ocorrências relacionadas ao temporal, que começou por volta das 13h45. Em apenas três horas, o acumulado chegou a 51,8 milímetros. Em seis horas, o volume atingiu 92 milímetros. Conforme o monitoramento da Defesa Civil Estadual, Jaraguá do Sul foi o município com maior acumulado de chuva em seis e 12 horas em Santa Catarina.
Apesar do grande volume de chuva em curto espaço de tempo, as ocorrências foram pontuais e, felizmente, sem registro de gravidade. Segundo o órgão, o cenário reforça a importância das obras de prevenção a desastres naturais executadas no município.
Ver essa foto no Instagram
Atendimentos da Defesa Civil em Jaraguá do Sul:
3 quedas de árvore (Ilha da Figueira, Rio da Luz)
2 destelhamentos (Ilha da Figueira)
1 infiltração em edificação (Jaraguá 84)
3 escorregamentos de terra (Águas Claras, João Pessoa, Vieira, Vila Lalau)
2 patologias em muro (Ilha da Figueira, Vila Lenzi)
14 alagamentos (Água Verde, Baependi, Barra do Rio Cerro, Centro, Garibaldi, Ilha da Figueira, Vieiras, Vila Lalau, Rio da Luz)
1 entupimento de drenagem (Ilha da Figueira)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul