A Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece uma série de oportunidades de bolsas para quem deseja cursar o Ensino Superior.
O programa Universidade Gratuita, instituído pelo governo do estado em 2023, oferece bolsas que cobrem 100% das mensalidades de qualquer curso de graduação oferecido pela universidade.
Para ingressar no programa é preciso se enquadrar nos critérios estabelecidos pela legislação:
- Estar regularmente matriculado;
- Ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há, pelo menos, cinco anos;
- Possuir renda familiar inferior a 4 salários-mínimos per capita para cursos em geral e 8 salários-mínimos per capita para cursos de Medicina;
- Não ter tido uma primeira graduação integralmente custeada com recursos do governo do estado.
O processo de seleção para a concessão das bolsas do programa é realizado por meio de editais específicos, que ainda não têm data para ser publicados.
Todo semestre, dois editais são lançados: o primeiro é destinado a estudantes que já possuem a bolsa e precisam renová-la e o segundo é voltado a estudantes que vão receber a bolsa pela primeira vez.
O processo de seleção para a concessão de bolsas do Universidade Gratuita é feito por meio do índice de carência, um valor atribuído a cada estudante pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) com base na situação socioeconômica de cada estudante.
Os estudantes que pretendem concorrer devem ficar atentos ao site furb.br/ug.
Estudantes que não se enquadram nos critérios estabelecidos pela legislação do programa Universidade Gratuita, podem tentar o Flex FURB, um programa de financiamento estudantil oferecido pela própria universidade, sem a necessidade de mediação de instituições bancárias.
Por meio desse programa, é possível financiar até 70% do valor do curso e começar a pagar esse valor depois de formado.
A seleção dos estudantes a serem contemplados pelo financiamento adota o índice de carência calculado pela CAE como um dos critérios de seleção. Os editais para participação no programa Flex FURB são publicados todos os semestres na página furb.br/flex.
Além do programa Universidade Gratuita e do financiamento estudantil Flex FURB, a instituição também oferece bolsas para alunos envolvidos em projetos de pesquisa e extensão.
No âmbito da pesquisa, existem duas formas de concessão: as bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as bolsas provenientes de projetos aprovados por outros órgãos de fomento, como Capes e Fapesc, por exemplo.
No caso das bolsas concedidas pelo PIBIC/CNPq, os professores realizam a submissão de projetos de pesquisa em abril e os resultados são divulgados em agosto (para início das atividades de pesquisa em setembro). Nessa modalidade, o aluno recebe uma bolsa de pesquisa por 12 meses e dedica 20 horas semanais às atividades, sob a supervisão de um professor.
A concessão dos demais tipos de bolsas seguem as regras e prazos de seus editais específicos. Em ambos os casos, os estudantes devem procurar a coordenação de seus cursos e pedir o encaminhamento a professores pesquisadores.
Os projetos de extensão conduzidos pela universidade também oferecem oportunidades de bolsas. Atualmente, são mais de 60 projetos de extensão em atividade. O edital para a proposição de projetos de extensão é bianual e o próximo deve ser publicado no final de 2025.
Todos os semestres, no entanto, surgem vagas remanescentes, já que muitos bolsistas se formam e precisam ser substituídos.
Os estudantes que têm interesse em participar de projetos de extensão como bolsistas devem acessar o catálogo dos projetos existentes e entrar em contato com o coordenador do projeto para consultá-lo sobre a possibilidade de vagas remanescentes.
Estudantes que têm dúvidas sobre o processo de concessão de bolsas, financiamentos ou outras políticas de permanência, podem procurar a equipe da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, que atende na Praça do Estudante, no bloco A do campus da FURB.