Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fujama recolhe cobra falsa-coral que dormia dentro de um carro em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJGS

Por: Elissandro Sutil

11/06/2021 - 17:06 - Atualizada em: 11/06/2021 - 18:43

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiete (Fujama), resgatou na manhã desta sexta-feira (11), uma cobra Oxyrhopus clathratus, conhecida como falsa-coral, que estava dormindo dentro de um carro no bairro Ilha da Figueira. O dono do veículo encontrou o animal e chamou a equipe da Fujama, que fez o recolhimento.

De acordo com Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama, ao contrário do que muitos pensam, esta espécie tem veneno, só que mais fraco e a forma de injetar o líquido também é diferente das demais espécies. As presas dela ficam localizadas mais no interior da boca, não na frente, o que dificulta a picada.

“É mais difícil injetar a toxina, ela precisa ficar mordendo por um tempo maior para que o veneno escorra e entre no corpo da vítima”, afirma.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No entanto, Gilberto afirma que as diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem capturá-las sem auxílio de um profissional.

“Temos no Brasil cerca de trinta espécies de corais verdadeiras e mais de 60 de falsas-corais, então, não existe uma regra para identificá-las, tem que tomar cuidado”, alerta.

O biólogo afirma que nesta época do ano, com as temperaturas baixando, é comum as serpentes procurarem locais mais quentes para se protegerem das condições do tempo. Desta forma, podem entrar em casas, carros e outros ambientes. Gilberto alerta que é importante tomar cuidado ao realizar limpeza de alguns locais, como ranchos, por exemplo.

A cobra recolhida no carro será solta em uma área de mata, longe da cidade.

Foto: Divulgação/PMJGS

O contato com a Fujama, para o resgate de animais silvestres, deve ser feito de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 17h. Fora deste horário, o contato deve ser feito com os Bombeiros Voluntários.

*Com informações de assessoria de imprensa.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP