Fujama lança cartilha sobre benefícios da castração animal

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

15/09/2023 - 14:09 - Atualizada em: 15/09/2023 - 14:42

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) lançou uma nova cartilha (foto), no formato de folder, sobre o Programa Gratuito de Castração de Cães e Gatos. Neste material os tutores de pets encontram informações sobre a iniciativa, os benefícios da castração, legislação sobre maus tratos, contatos, entre outras.

A distribuição deste informativo deverá ocorrer a nova etapa de esterilização gratuita de animais no Castramóvel. A iniciativa vai ocorrer no próximo dia 26, das 7h30 às 12h30 no Salão Botafogo, localizado na rua Pastor Albert Schneider, 180, Barra do Rio Cerro. As inscrições para o procedimento seguem abertas até terça-feira (19).

As inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas com as ONGs parceiras: Ajapra (através do e-mail associacaoajapra@gmail.com) e Protetora Digia (pelo telefone 98862-0821) ou diretamente na Fujama, na rua João Januário Ayroso, 3.329, bairro São Luís (ao lado da Urbano). O horário de atendimento da Fujama é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Serão disponibilizadas 250 vagas para a castração de cães e gatos (machos e fêmeas), com prioridade de inscrição para os animais de moradores dos bairros Barra do Rio Cerro, Garibaldi, Parque Malwee, Rio Cerro I, Rio Cerro II, Rio da Luz, Jaraguá 84 e Jaraguá 99. O procedimento será feito no castramóvel, veículo devidamente equipamento no qual a operação é realizada por veterinários.

O Programa de Castração de cães e gatos da Fujama atende famílias que têm renda familiar (de todos os integrantes da residência) de até cinco salários mínimos e residem no município de Jaraguá do Sul.

Para o cadastramento, por meio do Programa de Bem-Estar Animal, são exigidos os seguintes documentos, a serem apresentados no momento da inscrição.

  • Cópia do documento pessoal do tutor (com foto);
  • Cópia do comprovante de residência em nome do tutor;
  • Cópia do comprovante de renda de todos os moradores da residência;
  • Foto impressa do animal e dados do mesmo (nome, idade e peso);
  • Declaração de castração preenchida;
  • Ficha de inscrição para campanha de castração e chipagem de cães e gatos.

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente disponibilizou o número 99258-2618, exclusivamente para tirar dúvidas sobre a castração, via WhatsApp. Este número não recebe ligações.

A castração se dá por procedimento cirúrgico, visando o controle populacional dos animais e a redução do risco de doenças, como câncer de mama, útero e ovário.

Notícias no celular

Whatsapp