Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Frio, mar agitado e alagamentos: saiba como fica o tempo em Florianópolis

Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/08/2025 - 07:08

O ingresso de uma massa de ar frio de origem polar, após o avanço da frente fria, volta a favorecer o declínio das temperaturas na região da Capital ao longo desta sexta-feira (8), especialmente da tarde para noite. A partir do sábado (09), o frio ganha ainda mais intensidade.

Essa condição oferece risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e hipotermia.

A sexta-feira (08) deve começar com marcas entre 11°C a 15°C no litoral. Ao final da noite, com o ingresso de ar mais frio, o declínio se acentua. No amanhecer do sábado (9), as temperaturas ficam de 5°C a 8°C no litoral. D

Durante a tarde, no entanto, as temperaturas apresentam pouca elevação, variando entre 13°C/°C na maior parte do litoral.

Agitação marítima

Entre esta sexta-feira e o domingo, o avanço de uma frente fria, associada a um ciclone em alto mar, intensifica o vento de quadrante sul no leste catarinense. Essa condição contribui para um aumento da agitação marítima em toda a costa de SC.

O risco é moderado para ocorrências associadas a rajadas de vento de até 60 km/h, com vento médio de 30 km/h, e agitação marítima, com risco de ressaca, com ondas de direção sul entre 2,5m e 3,5m, e ainda maiores em alto mar.

Fique atento

  • Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a calçada/ciclovia.

Com a intensificação dos ventos de quadrante sul, associados ao ciclone extratropical que se forma no mar na altura do Litoral Sul do Brasil, somado a fase da lua, a maré se eleva, dando condições para a ocorrência de alagamentos costeiros na Grande Florianópolis na tarde desta sexta-feira (08) e na madrugada e tarde do sábado (09), conforme indicado na tabela acima.

Recomendações para a população

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.