Frente fria combinada à baixa pressão deixa o tempo instável e fresquinho

Foto: Divulgação OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

18/01/2024 - 07:01 - Atualizada em: 18/01/2024 - 08:00

Nesta quinta-feira, o tempo amanhece instável em grande parte de SC devido à influência da frente fria combinada a uma área de baixa pressão.

Durante a manhã, a condição será de chuva fraca a localmente moderada, principalmente nas áreas de divisa com o RS.

A temperatura máxima não passa de 23 graus em Criciúma e amanhã pode chegar aos 36, segundo a Epagri/Ciram.

Entre a tarde e à noite, as instabilidades ganham força provocando trovoadas e temporais isolados em todo o estado, ainda com condição de chuva intensa e volumosa para algumas regiões.

O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais como: destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção noroeste/oeste do Grande Oeste aos planaltos e variando de direção leste a sul no litoral e em áreas próximas com rajadas entre 45 e 70 km/h pelo estado.

O mar fica pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção sul/sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e picos de 2,5 em alto mar e entre 1,0 e 1,5 m, com picos de até 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

Sexta-feira

Na sexta-feira (19), a frente fria segue se deslocando em direção ao norte do estado, diminuindo as instabilidades nas áreas mais ao Sul de SC e mantendo condições para temporais isolados nas áreas de divisa com o Paraná.

Já a circulação de umidade gerada pela formação de um Ciclone Extratropical em alto mar, mantém o tempo chuvoso também no litoral e em regiões próximas. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

Os ventos sopram de noroeste a sudoeste do Grande Oeste aos Planaltos e variam de sul a sudoeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Meio-Oeste ao litoral.

Sábado

No sábado (20), o dia inicia com tempo nublado, intercalando com algumas aberturas de sol e com momentos de chuva fraca a moderada pelo estado.

Entre a tarde e à noite, as instabilidades atmosféricas intensificam, ocasionando pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite em todas as regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

O vento sopra fraco a moderado, variando de sudoeste a sudeste, com rajadas de até 45km/h na costa catarinense.

Domingo

No domingo (21), a instabilidade diminui sobre o estado, mas a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuva fraca a moderada entre o Meio-Oeste e o litoral e instabilidades atuantes no PR causam chuvas nas áreas de divisa ao norte do estado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina