Nesta quinta-feira (11), o avanço de uma frente fria provoca chuvas e temporais em Santa Catarina, reforça a Defesa Civil. A temperatura, que alcançou os 40 graus nos últimos dias em Criciúma, com sensação térmica superior a 50 graus, também dá um alívio.
Segundo a Epagri/Ciram, a máxima não passa de 29 e 22 graus nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, na cidade.
Ainda nesta manhã, a chuva chega nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarinense, e nestas áreas a presença de nebulosidade logo cedo faz com que as temperaturas ao longo do dia fiquem mais amenas.
Em contrapartida, em todo litoral, Vale do Itajaí e no norte do estado, faz bastante calor devido à condição pré-frontal. Entre a tarde e noite, são esperados fortes temporais do centro ao leste do estado, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Além disso, em curtos períodos de tempo e de forma isolada a chuva pode ser volumosa, trazendo chance para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. O risco para ocorrências é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa.
Na sexta-feira (12), o afastamento da frente fria e o estabelecimento de um sistema de alta pressão no estado, favorecem a condição de tempo firme no Oeste e Extremo oeste, entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte há condições para pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e anoite e no litoral e áreas próximas, a circulação marítima deixa o tempo mais fechado, com chance de chuva a qualquer hora do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.
O vento varia de nordeste a sudeste no interior do estado e sopra de sudeste/sul no litoral e proximidades, com intensidade fraca a moderada,com rajadas de até 65 km/h no litoral e nas proximidades.
No sábado (13), o sol predomina em grande parte do estado, o litoral terá maior presença de nuvens com chance de chuva fraca e isolada entre o final da tarde e a noite devido a circulação marítima. No período da noite, a aproximação de uma frente fria pelo RS, favorece a ocorrência de chuva principalmente em áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção nordeste/norte do Grande Oeste aos Planaltos e de sul/sudeste no litoral e no Vale do Itajaí, com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
À tarde as temperaturas variam entre 19 e 25 graus no Litoral Sul.
O domingo (14) será mais um dia com predomínio de sol no Grande Oeste e com variação de nuvens do Centro ao Leste do estado. Entre a tarde e à noite, devido à combinação de instabilidades atmosféricas com o aquecimento diurno, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas.
Na segunda-feira (15), instabilidades na atmosfera combinadas a uma frente fria oceânica deixam o tempo instável em todas as regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina