FOTOS: zoológico é acusado de usar humanos fantasiados de ursos

Foto: divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/08/2023 - 11:08 - Atualizada em: 01/08/2023 - 11:53

Um zoológico na China está enfrentando uma polêmica inusitada ao ter que comprovar que os animais do local não são humanos fantasiados. Toda a polêmica começou com um vídeo onde um urso está em pé nas patas traseira viralizou na internet, provocando diversas especulações de que o animal poderia ser uma pessoa.

Os tratadores do zoológico de Hangzhou, no leste da China emitiram uma declaração no domingo (30) para o jornal The Guardian, esclarecendo a situação inusitada. Os profissionais informaram que o animal em questão é uma ursa malaia chamada Angela, destacando que os ursos malaios são conhecidos por serem pequenos, sendo considerados os menores ursos do mundo.

Para reforçar a autenticidade do animal, o porta-voz do zoológico também gravou uma mensagem de áudio que circula no WeChat, assegurando que Angela é real e negando qualquer tentativa de enganar o público. Ele enfatizou que, em condições de alta temperatura, como os 40°C do verão chinês, um humano usando uma fantasia de urso não resistiria por mais do que alguns minutos antes de desmaiar.

O zoológico ainda anunciou a abertura de visitas especiais para repórteres a partir desta segunda-feira (31). Essa medida visa permitir que os profissionais de mídia vejam pessoalmente os ursos em suas condições naturais e atestem a veracidade dos animais presentes no local.

Essa não é a primeira vez que zoológicos chineses enfrentam acusações de apresentar animais customizados para se passarem por outras espécies. Casos anteriores incluem o uso de cães disfarçados de lobos e burros pintados para se assemelharem a zebras.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).