Já faz quase dois meses que a gestante Kawana Priscila Rocha, de 28 anos, está internada no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma. E ainda terá de permanecer – pela saúde dela e da Maya, a filha que espera – por mais algumas semanas.
Para tornar esse período mais agradável, ela recebeu um presente inesperado da equipe de enfermagem e de assistência social do hospital: um ensaio fotográfico.
Kawana mora em Curitiba e estava em Criciúma a trabalho hospedada em um hotel, quando no dia 13 de abril, a bolsa amniótica rompeu e às 18h54 ela deu entrada no hospital.
Com isso, devido às suas condições clínicas, só sairá após a realização do parto. Hoje, Kawana está com 31 semanas de gestação, período que em média dura 40 semanas.
“Decidimos fazer o ensaio quando vimos que ela ficaria muito tempo no hospital e não conseguiria mais fazer fotos de gestante. Além disso, ela está longe dos familiares e não está no conforto de sua casa”, comentou a enfermeira Anne Kamilis Prudêncio Dias, coordenadora do centro obstétrico e maternidade.
As fotos foram feitas na última terça-feira (6), nos corredores e na área externa do hospital.
A assistente social Fernanda Wellington foi a fotógrafa. As roupas, a maquiagem e a decoração dos sets foram providenciadas pela equipe formada pelas enfermeiras Thais Silveira Costa e Samanta Fernandes dos Santos; pelas técnicas de enfermagem Fritzmene Guerrier, Solange Cordova de Oliveira da Silva, Jucilene Carvalho Ramos e Silvana dos Passos de Souza Euzébio, além da própria Anne Kamillis.
“Isto faz parte do atendimento humanizado na maternidade. Queremos que elas se sintam acolhidas por isso nos mobilizamos para o ensaio”, disse Anne.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo IDEAS em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.