“Um momento histórico”. Foi assim que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, definiu a solenidade de entrega de escrituras de imóveis localizados no Loteamento Vida Nova, no bairro Ana Maria.
O ato foi realizado na noite desta quarta-feira (28), no Teatro Municipal Elias Angeloni. Centenas de famílias e autoridades lotaram a plateia.
“Esse é um daqueles momentos que eu vou recordar a minha vida toda. Essa é a razão do nosso governo, fazer com que a vida dos criciumenses seja cada vez melhor no presente e preparar o futuro. Hoje, celebrar uma das maiores entregas de escrituras da história da cidade e ver este teatro lotado é uma realização para nós”, ressaltou Salvaro.
Os 404 títulos de propriedade foram viabilizados por meio do Programa Federal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Emocionada, a moradora Raquel Trichês gradeceu a conquista do título de propriedade do imóvel onde reside com os seus dois filhos há décadas.
“Infelizmente, meu marido faleceu sem poder ver nosso sonho se realizar. Mas, tenho certeza que lá de cima ele está celebrando conosco, muito obrigada à prefeitura, que tornou isso possível”, falou, com lágrimas nos olhos a moradora.
Em Criciúma, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação trabalha com três modalidades de programas habitacionais para regularizar imóveis de famílias em situação de vulnerabilidade social, que possuem apenas o reconhecimento formal de posse.
Além do Reurb, estão em vigor o Lar legal, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o Programa Municipal Meu Sonho de Papel Passado. Desde 2017, 27 bairros foram beneficiados com a regularização fundiária, e mais de 1,8 mil escrituras foram entregues.
“Agradecemos ao governo municipal por viabilizar um momento tão importante. A equipe da Secretaria se orgulha em fazer parte desta ação. A escrituração oficial do imóvel traz segurança jurídica e dignidade para essas famílias”, destacou o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.