Formatura dos alunos do Proeva aconteceu na Arena Jaraguá

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/11/2023 - 10:11 - Atualizada em: 29/11/2023 - 13:09

O Samae juntamente com a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria Municipal de Educação realizaram a cerimônia de formatura dos alunos que participaram este ano do Programa de Educação e Valorização da Água – Proeva, na noite de ontem (28), na Arena Jaraguá.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jair Franzner, do diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, do presidente da Câmara de Vereadores, Luís Fernando Almeida, da secretária de Educação, Emanuela Christian Wolff e demais autoridades, alunos, pais, familiares, diretores e professores.

O Proeva abrange alunos dos quartos anos de 47 escolas, totalizando 2.377 alunos formados neste ano, que receberam o certificado de “Amigo da Água”. Os estudantes participaram de diversos encontros em sala de aula, além da visita ao Samae para conhecer o processo de tratamento de água e o Espaço Memória, finalizando com a formatura.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “desde o início do programa em 2005 até este ano, o Proeva já formou quase 30 mil alunos, sempre discutindo temas relacionados ao saneamento básico e a sustentabilidade. Ao se formarem, os alunos se tornam multiplicadores de boas práticas ambientais”.

A secretária municipal de Educação, Emanuela Christian Wolff, enfatizou que “o Proeva mostra, mais uma vez, que nós estamos no caminho certo. Ver as crianças todas animadas com a finalização da formação que receberam durante o ano todo, de todas as informações que elas recebem, nos deixa muito felizes. Realmente, nós estamos fazendo a nossa parte no que diz respeito à educação ambiental das nossas crianças”. Ela fez questão de reforçar que a questão da educação climática é uma pauta está em alta no mundo todo. “E Jaraguá do Sul, graças a Deus, há 18 anos, faz essa formação com os nossos alunos. Ficamos muito contentes em participar desse momento e esperamos que esse programa continue por muitos e muitos anos”.

O prefeito Jair Franzner destacou o Proeva não apenas educa, mas também inspira e molda as mentes e os corações das nossas futuras gerações em direção a um futuro sustentável.

“O Proeva tem sido um programa fundamental para despertar em nossas crianças uma compreensão profunda da importância da conservação da água. Essa jornada educativa, que acontece em nossas escolas, é um exemplo inspirador do compromisso com a conscientização ambiental e a sustentabilidade em nossa comunidade”, disse ele. “Educar os jovens sobre a importância da preservação ambiental é investir no futuro do nosso planeta”, concluiu.

Durante a cerimônia, o Guto, mascote do Proeva, realizou o juramento “Amigo da Água” com os alunos. Após, foi realizada a entrega dos certificados e, em seguida, os alunos cantaram a música “Olha a água”. Posteriormente, o Samae também realizou a entrega da premiação aos estudantes que participaram do Concurso Fotográfico, que este ano teve como tema “O impacto do saneamento básico em nossas vidas”. Foram premiadas as 10 melhores fotografias, sendo que cada aluno recebeu um patinete elétrico.