Em menos de quatro horas, Centro e Estreito e principais praias estavam limpos após o fim das festas de Réveillon em Florianópolis. “Tivemos um evento organizado, seguro e muito lindo! A equipe de limpeza pública fechou a virada com muito empenho e carinho pra deixar as diversas regiões da cidade prontinhas pra 2025”, avalia o secretário de Transportes, Infraestrutura, Limpeza e Manutenção Urbana, Rafael Hahne.
A limpeza das festas públicas no Centro e Estreito começou 1h e estava concluída antes das 5h, com remoção de 27,5 toneladas de resíduos. A prioridade foi liberar a Avenida Beira-Mar Norte, o que ocorreu às 4h30min. A Beira-Mar Continental também estava toda limpa às 5h.
Nas praias, a operação de limpeza começou depois das 5h, com reforço das equipes do Centro. “Apesar de todo esforço da Prefeitura, em orientar as pessoas a descartar adequadamente os resíduos, ainda assim ficou muito lixo espalhado na faixa de areia”, aponta o secretário.
Mesmo assim, depois de catar e ensacar os resíduos, a limpeza foi acelerada com equipamentos para transporte e coleta na própria orla.
“A operação foi bem melhor do que se esperava, nas avenidas, os latões ajudaram muito, e, nas praias, os quadriciclos agilizaram o transportes dos sacos de lixo até os pontos de coleta”, concorda o subsecretário de Limpeza Pública, Alcebíades “Bida” Pinheiro.
Praias do Norte
A operação começou por volta de 5h30min na orla Norte da Ilha de Santa Catarina. “Havia ainda muita gente e lixo espalhado na areia. Não choveu, tem muito mais veranista e maior faixa de areia, então demoramos um pouco para recolher e ensacar os materiais”, aponta Ivan Eleotério Luiz da Base Operacional Norte da Comcap.
Este ano, o serviço foi agilizado com tratores coletores que vazaram os rejeitos, depois de ensacados, diretamente nos caminhões compactadores. “Isso acelerou a remoção dos sacos de lixo, nem sei como batíamos tudo em caixas estacionárias antes”, comenta ele.
Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha e Santinho devem estar completamente limpas até 10h30min. Nos Ingleses e Praia Brava, o serviço deve demorar mais.
Praias do Sul e Leste
Nas praias do Sul, especialmente o Campeche, a limpeza foi finalizada às 9h, com reforço operacional do Centro. “A limpeza da orla no Réveillon não é fácil, porque tem pouco tempo para fazer. Nem saiu o pessoal da virada, já chega o pessoal que quer curtir o verão. Mas deu tudo certo”, comenta o chefe de Limpeza Pública no Sul, Júnior Silvino Daniel.
Equipamentos como quadriciclos e caminhonetes foram usados em três pontos de acesso entre o Novo Campeche e a Lomba do Sabão para retirar os sacos de lixo.
A limpeza da Praia Mole, Joaquina, Barra da Lagoa, Prainha e piscinas naturais foi finalizada por volta das 9h30min, com a retirada de 840 sacos de lixo, informa Paulo Dalzoto, da Base Operacional Leste.