No segundo semestre, a Prefeitura de Florianópolis irá inaugurar mais uma escola básica. A unidade educativa funcionará no centro da cidade. Naquele espaço, estarão matriculadas crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em tempo integral. Locado pela Secretaria Municipal de Educação, o imóvel fica localizado à Rua Padre Roma, 404. A área geral é de 2.941 metros quadrados com 1.283 metros de área construída.
No segundo semestre, serão feitas as intervenções necessárias, como de infraestrutura e de mobiliário. Para aproximadamente 300 estudantes, a escola funcionará a partir do início do ano letivo de 2026.
“Como a gente prometeu na campanha, estamos avançando com as vagas integrais. Ou seja, criança durante todo o dia, na escola aprendendo”, afirmou Topázio em vídeo publicado nas redes sociais.
Ele terá uma rotina organizada com momentos de estudo, lazer, alimentação e descanso. Haverá atividades interdisciplinares e maior acompanhamento dos professores, garantindo um ensino mais qualificado e completo.
A proposta prevê uma organização que inclui atividades dentro e fora da sala, utilizando diferentes espaços da escola para promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
A escola oferecerá refeições equilibradas ao longo do dia, incluindo almoço e lanches, garantindo uma alimentação adequada para o desenvolvimento do estudante. A Secretaria Municipal de Educação possui uma Coordenadoria de Alimentação Escolar com nutricionistas responsáveis por acompanhar o cardápio e a rotina alimentar, assegurando uma alimentação saudável e balanceada.
Os professores terão maior contato com os estudantes e poderão acompanhar de perto suas dificuldades e avanços, oferecendo apoio personalizado quando necessário. Além disso, as famílias poderão acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos, mantendo um canal de diálogo aberto com a escola.